Prevenção e promoção da saúde: Mensagens de prevenção em vias oficiais de comunicação

11/07/2018

O Ministério da Saúde inscreveu, pela primeira vez, mensagens de prevenção em todas as vias oficiais de comunicação. A mensagem «Juntos pela Alimentação Saudável», que tem servido de mote às iniciativas levadas a cabo no âmbito da promoção da alimentação saudável, foi incluída nas assinaturas de e-mail, nos ofícios e nos envelopes.

Além desta mensagem, nos ofícios será também veiculada a mensagem «Juntos Pela Atividade Física».

Trata-se de uma medida simbólica que se soma a um conjunto de abordagens adotadas no âmbito da promoção da alimentação saudável e da atividade física e que revelam a prioridade dada pelo XXI Governo Constitucional à prevenção da doença e promoção da saúde.

O objetivo é que esta mensagem se estenda a outros organismos da saúde, bem como a outros sectores do Estado.

A iniciativa enquadra-se no Eixo 2 da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS), publicada nos últimos dias de 2017. Com o objetivo de melhorar a qualidade e acessibilidade da informação disponível ao consumidor, de modo a informar e capacitar os cidadãos para escolhas alimentares saudáveis, ficou inscrito na EIPAS que seria promovida «a inserção de mensagens simples e curtas sobre alimentação saudável nos documentos periódicos destinados ao grande público por parte dos Ministérios envolvidos no grupo de trabalho, sempre que possível», bem como a utilização de «novos meios de comunicação digital para promover mensagens de qualidade sobre alimentação saudável».

Aposta na literacia em saúde

A aposta na literacia em saúde tem sido bastante acentuada neste último ano. Destacam-se nestas duas áreas em concreto, por exemplo, a campanha do «Açúcar Escondido nos Alimentos», que foi divulgada nos canais televisivos nacionais no primeiro trimestre do ano, bem como em instituições do Serviço Nacional de Saúde, e que foi amplamente noticiada, bem como abordada em programas de entretenimento. Também no âmbito da promoção da atividade física está a ser ultimada uma grande campanha a nível nacional.

A epidemiologia justifica estas ações: em cada dez portugueses, um tem diabetes, quatro sofrem de hipertensão arterial e cinco têm excesso de peso (incluindo obesidade). Sabe-se ainda que os portugueses são muito sedentários. A soma destes fatores resulta numa sociedade com elevada carga de doença. Os portugueses são dos que possuem maior esperança média de vida na Europa, mas são, em contrapartida, os que vivem menos anos de vida saudáveis.