V Reunião Comité de La Valletta: Ministros reiteram apoio e forte envolvimento na cooperação

12/07/2018

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, participou na quinta reunião do Comité Técnico de La Valletta (VTC), que decorreu na Fundação Stavros Niarchos, em Atenas, nos dias 10 e 11 de julho de 2018.

A sessão ministerial, que decorreu em conjunto com a reunião do Comité Técnico, contou também com a participação dos Ministros da Saúde de Chipre, Malta, Portugal, Roménia, do Subsecretário de Estado para a Saúde de Itália e do Ministro Adjunto da Saúde da Croácia, foi presidida pelo  Ministro da Saúde Grego, Andreas Xanthos.

Todos os Ministros reiteraram o seu apoio às atividades da «Declaração de La Valletta» e exprimiram o seu forte envolvimento nesta cooperação.

Os representantes dos dez países signatários do acordo concordaram em:

  • Explorar a possibilidade de estabelecer um quadro institucional;
  • Prosseguir os trabalhos sobre os produtos candidatos para a avaliação e negociação conjunta;
  • Reforçar o intercâmbio de informações sobre políticas nacionais em relação aos biossimilares;
  • Continuar a troca / intercâmbio de informações sobre medicamentos específicos com valor terapêutico significativo e alto impacto financeiro de forma mais estruturada.

A VTC é presidida por Paola Testori Coggi, da Itália, vice-presidida por Rui Santos Ivo, de Portugal, e Patricia Vella Bonanno, de Malta, detentora do secretariado. Os membros são a Croácia, Chipre, Grécia, Irlanda, Itália, Malta, Portugal, Roménia, Eslovénia e Espanha. A Comissão Europeia participou como observador.

De referir que a Comissão Europeia participou como observador.

Desde a assinatura da Declaração, realizaram-se quatro reuniões: a primeira em Malta, a segunda em Roma, a terceira em Madrid e a quarta em Portugal, garantindo-se, deste modo, a frequência necessária ao bom funcionamento do comité e aos objetivos que se pretendem alcançar, nomeadamente a definição de procedimentos para avaliação de medicamentos e futura negociação conjunta.

A próxima reunião do VTC está prevista para outubro,  em Bucareste (Roménia).

Consulte:

Portal SNS > La Valletta | V Reunião