EDP Solidária – Saúde 2017: INEM e Fundação EDP entregam 37 compressores cardíacos externos

16/07/2018

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Fundação EDP vão entregar esta segunda-feira, dia 16 de julho, 33 compressores cardíacos externos a Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) e, paralelamente, dotar quatro Helicópteros de Emergência Médica com o mesmo equipamento.

A cerimónia de entrega de compressores cardíacos externos é presidida pela Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos, e decorre no Museu da Eletricidade, em Lisboa, pelas 16 horas.

O investimento realizado pelo INEM foi de 374.092,20 €, financiado em 75% pela Fundação EDP, na sequência de um projeto apresentado pelo Instituto ao «Programa EDP Solidária – Saúde 2017», sendo selecionado como um dos vencedores, pela sua relevância médica e social.

Os compressores cardíacos externos permitem aplicar de forma automática, contínua e segura, compressões torácicas a doentes em paragem cardiorrespiratória, no local da ocorrência e durante o transporte até às unidades hospitalares. A sua utilização possibilita a realização de compressões torácicas mais eficazes, evitando a fadiga, inconsistências e pausas normalmente associadas às compressões torácicas quando realizadas manualmente, ao mesmo tempo que liberta os profissionais de saúde para a realização de intervenções diferenciadas necessárias nestes doentes.

Com a entrega destes compressores, o INEM capacita a 100% a sua rede de meios de Suporte Avançado de Vida com este tipo de equipamento.

Para saber mais, consulte:

Instituto Nacional de Emergência Médica > Notícias