Ortopedia com cirurgia inovadora: CHUC inicia tratamento para doentes com sequelas nas mãos

20/07/2018

A Unidade da Mão do Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) iniciou esta semana, com sucesso, o tratamento cirúrgico inovador em doentes com sequelas neurológicas nas mãos.

De acordo com o Diretor do Serviço de Ortopedia, Fernando Fonseca, «a cirurgia realizada retoma uma ambição antiga do serviço voltar a ter programas e médicos habilitados a executar a cirurgia do plexo e a cirurgia dos nervos periféricos de modo a otimizar as capacidade sensitivas e motoras de doentes que as perderam na sequência de AVC ou traumatismos».

Esta recente e inovadora abordagem terapêutica vem permitir que pacientes com paralisias totais ou parciais resultantes de acidentes vasculares cerebrais (AVC), paralisias infantis ou traumatismos vertebro-medulares, melhorem a funcionalidade do membro superior.

A cirurgia envolve uma atuação microcirúrgica em nervos periféricos, tendões ou articulações.

«A abordagem deste tipo de doentes é multidisciplinar, onde se inclui uma equipa de reabilitação, fundamental na referenciação e no seguimento terapêutico dos doentes», sublinha o CHUC, em comunicado.

O objetivo terapêutico é a melhoria das limitações nas atividades básicas diárias nos casos mais graves ou a recuperação funcional de gestos deficitários, fundamentais em atividades específicas ou laborais.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – http://www.chuc.min-saude.pt/