Ministra do Luxemburgo visita Portugal: Política nacional na área das dependências motiva deslocação

23/07/2018

A política portuguesa em matéria de comportamentos aditivos e dependências traz a Ministra da Saúde do Luxemburgo, Lydia Mutsch, a Portugal, nos dias 23 e 24 de julho. Acompanhada por dirigentes e peritos do seu país nesta área, foi acolhida, esta segunda-feira, pelo Ministro e pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Adalberto Campos Fernandes e Fernando Araújo, respetivamente.

Na agenda da delegação luxemburguesa estão reuniões de trabalho com o objetivo de conhecer a política portuguesa, os dados epidemiológicos mais recentes e as atividades nas áreas de prevenção, tratamento, redução de riscos e minimização de danos e dissuasão.

O programa inclui a visita a uma estrutura de redução de riscos e minimização de danos (Associação Ares do Pinhal) e a Unidade de Desabituação – Centro das Taipas, da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Do trajeto fazem parte, ainda, as instalações do SICAD, a Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência, o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses e o Observatório Europeu das Drogas e das Toxicodependências.

Decorrem igualmente encontros com autoridades portuguesas da área da Justiça, nomeadamente com a Ministra, Francisca Van Dunem, e uma visita ao Instituto Nacional de Medicina Legal.

Da delegação luxemburguesa fazem ainda parte o Coordenador da área das Dependências, Alain Origer, o Diretor-Geral da Saúde, Jean-Claude Schmit, e o Diretor-Geral Adjunto da Saúde, Xavier Poos, entre outros responsáveis. Participam nas atividades, também, o Embaixador do Luxemburgo em Lisboa, Jean-Jacques Welfring, e o Diretor-Geral do SICAD – Serviço de Intervenção os Comportamentos Aditivos e Dependências, João Goulão.

A visibilidade e o reconhecimento internacional da política portuguesa em matéria de comportamentos aditivos e dependências têm vindo, aliás, a suscitar um interesse acrescido por parte de outros países.