Nova USF em Ovar: inaugurada a Unidade de Saúde de Válega

25/07/2018

A Unidade de Saúde Familiar (USF) de Válega, no concelho de Ovar, foi inaugurada, esta quarta-feira, 25 de julho, pela Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos.

A USF de Válega abrange a freguesia de Válega, no concelho de Ovar, distrito de Aveiro. As novas instalações permitiram deixar os antigos contentores onde funcionava a unidade de saúde e vão proporcionar serviços próximos e de mais qualidade aos utentes e profissionais.

Representa um investimento de 921 mil euros, com 85% financiados por fundos europeus e o restante a cargo da autarquia.

«Com esta obra foi também possível adaptar mais as instalações ao que é fundamental numa USF. O novo espaço proporciona o trabalho em equipa, fundamental na área da saúde em geral e nos cuidados primários em particular», salientou Rosa Valente de Matos, na sua intervenção.

O novo espaço inclui, além do que já existia em termos de gabinetes, mais uma sala de tratamentos, uma sala de pessoal, uma sala de reuniões e uma biblioteca. É uma mudança motivadora para os mais de 10 mil utentes inscritos (todos com médico de família) e também para os seis médicos, seis enfermeiros e cinco assistentes técnicos que trabalham na unidade de saúde.

«Em todo o país, contamos hoje com uma média diária de mais de 82 mil consultas nos cuidados primários. Mais de 500 das nossas unidades já são USF. Mas mais importante do que o modelo de organização é que aumentámos de 89% para quase 94% o número de utentes com médico de família atribuído», afirmou a Secretária de Estado da Saúde.

Além disso, «temos também em curso o maior investimento de sempre nos nossos cuidados de saúde primários, com 113 centros de saúde a serem construídos em todo o país», concluiu.

A nova USF de Válega entra em funcionamento na quinta-feira, dia 26 de julho.

Visite:

Administração Regional de Saúde do Centro – http://www.arscentro.min-saude.pt/