Obras no Hospital de Bragança: Construção de um novo edifício avança ainda este ano

25/07/2018

A Unidade Hospitalar de Bragança, que integra a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, vai ter um novo edifício, onde ficarão localizadas as valências de Bloco Operatório, Central de Esterilização e Laboratório de Patologia Clínica.

Este investimento, de cerca de 2,55 milhões de euros, está aprovado pelo Ministério da Saúde e já autorizado pelo Ministério das Finanças, conforme a Portaria n.º 387/2018, publicada dia 25 de julho em Diário da República, estando assim reunidas as condições para o início das obras ainda em 2018.

O projeto será financiado em cerca de 1,4 milhões de euros pelo Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020 e a restante verba provirá do reforço do capital social da ULS Nordeste, no valor de 1,2 milhões de euros, que já está disponível para esse fim.

Neste momento, encontra-se em preparação o concurso internacional a ser lançado para a realização da obra, considerada fundamental ao nível da melhoria da qualidade do atendimento e da segurança do doente, bem como ao nível da melhoria dos tempos de resposta aos utentes.

Será construído de raiz um edifício com 4 pisos e uma área total de 711m2, fazendo a interligação entre o edifício principal do Hospital e o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica, ao qual dará um apoio fundamental.

O novo Bloco Operatório, localizado no 2.º piso, beneficiará da remodelação do atual, passando a dispor de três salas de operações (duas destinadas a cirurgia programada e uma para cirurgias urgentes), duas salas de indução (anestesia), zona de recobro com seis camas e diversos espaços de apoio.

A área do Bloco Operatório mais do que duplicará relativamente ao atual, possibilitando uma maior capacidade de resposta, organização, conforto e segurança na prestação de cuidados ao doente cirúrgico.

No piso -1 ficará localizada a também nova Central de Esterilização, com circuitos totalmente independentes de transporte de materiais, assim como de circulação de pessoas, garantindo toda a segurança imprescindível nos procedimentos deste foro.

No rés-do-chão do edifício a construir funcionará aquela que é uma antiga aspiração quer dos utentes quer dos profissionais de saúde: um moderno posto de colheita para análises, com quatro salas de recolha e uma ampla sala de espera, com 60m2.

Os laboratórios propriamente ditos – de microbiologia, bioquímica, imunologia, hematologia e imunohemoterapia – funcionarão no piso superior, o 3.º, onde serão operacionalizados todos os exames de patologia clínica.

A ULS do Nordeste acredita que este investimento irá assim melhorar a qualidade dos serviços de proximidade disponibilizados à população do distrito de Bragança.

Para saber mais, consulte:

Unidade Local de Saúde Nordeste, EPE – http://www.ulsnordeste.pt/