Instituto Ricardo Jorge apoia Instituto Nacional de Saúde de Moçambique na área da vigilância epidemiológica

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge apoia Instituto Nacional de Saúde de Moçambique na área da vigilância epidemiológica

26-07-2018

Duas especialistas do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge estiveram, entre os dias 12 e 18 de julho, em Moçambique para participar numa missão de cooperação com o Instituto Nacional de Saúde de Moçambique (INS) na área da vigilância epidemiológica. A missão teve como principal objetivo apoiar na análise e interpretação de dados gerados por sistemas sentinela de vigilância epidemiológica com vista a elaboração de boletins e relatórios de vigilância.

Assegurada pela epidemiologista Ana Paula Rodrigues (Departamento de Epidemiologia) e pela microbiologista Maria João Simões (Departamento de Doenças Infeciosas), esta missão surge no seguimento de uma primeira missão realizada em maio do ano passado, onde as duas especialistas tomaram conhecimento dos sistemas de vigilância ativos em Moçambique. A atividade decorreu nas novas instalações do INS em Marracuene e contou com a participação de 12 profissionais de saúde moçambicanos responsáveis por sistemas de vigilância sentinela.

Desde 2017, o Instituto Ricardo Jorge tem vindo a colaborar com o INS na melhoria contínua da utilização de dados provenientes dos sistemas de vigilância, através de um projeto desenvolvido em colaboração com o Centro para o Controlo e prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC – Centre for Diseases Control and Prevention), no âmbito da Agenda de Segurança Mundial da Saúde e com o apoio da Associação Internacional de Institutos Nacionais de Saúde Pública (IANPHI – International Association of National Public Health Institutes).

A participação do Instituto Ricardo Jorge neste projeto em Moçambique deverá estar concluída até ao final de 2018, estando prevista a realização de uma nova missão até ao final do ano. Esta colaboração e apoio ao INS surge na sequência de outras iniciativas conjuntas de sucesso entre o Instituto Ricardo Jorge, o CDC e a IANPHI em países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), nomeadamente na Guiné-Bissau e Cabo Verde.