Médicos: Abertos Concursos para 1234 Especialistas MGF, Saúde Pública e Hospitalar | Identificação dos serviços e estabelecimentos de saúde


Governo abre 1.234 vagas a concurso para médicos

São publicados em Diário da República esta quinta-feira, dia 26 de julho, os despachos que autorizam a abertura de procedimentos concursais para a contratação de médicos das áreas hospitalar, de medicina geral e familiar e de saúde pública.

As 1234 vagas a concurso nesta 1ª época representam o maior número dos últimos anos, sendo distribuídas 839 vagas para a área hospitalar, 378 em medicina geral e familiar e 17 na área de saúde pública.

A distribuição de vagas teve como base um conjunto de critérios que consideram as necessidades de cada instituição do Serviço Nacional de Saúde, com especial enfoque nas regiões do interior e Algarve.

Com a contratação destes profissionais, conjugada com a atribuição de incentivos à fixação em zonas carenciadas, será reforçada de forma substancial a resposta ao nível dos cuidados hospitalares e cuidados de saúde primários em todo o País, sendo atribuído médico de família a mais 500 mil portugueses, prosseguindo o desígnio de cobertura total da população manifestado pelo Governo.


Abertura de concurso para 1.234 médicos especialistas para o SNS

imagem do post do Abertura de concurso para 1.234 médicos especialistas para o SNS

Para a  área de medicina geral e familiar e para as áreas hospitalar e de saúde pública

Reconhecendo o papel central que assumem os recursos humanos, que inequivocamente representam o pilar do Serviço Nacional de Saúde, o atual Governo, neste caso no que respeita ao pessoal médico, desde logo procurou aprovar um regime excecional de recrutamento que, com a desejável celeridade, permita, por um lado, que os serviços e  estabelecimentos de saúde com maiores carências na correspondente área profissional de especialização, possam disponibilizar às populações que servem, pelo menos progressivamente, um número de médicos adequado às necessidades sentidas e, por outro, permitam aos trabalhadores médicos a desejável estabilidade profissional e a adequada remuneração pelas funções que passam a desenvolver.

Assim, após despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da saúde, mediante o qual foi autorizada a abertura dos correspondentes procedimentos, tendo em vista o recrutamento urgente de médicos especialistas, conforme Avisos n.º 10302-A/2018 e 10302-B/2018, publicados hoje, dia 30 de julho, respetivamente para a áreas de medicina geral e familiar e para as áreas hospitalar e de saúde pública, procedeu-se à abertura dos correspondentes procedimentos concursais, para a contratação de 1.234 médicos, dos quais, 839 para a área Hospitalar, 17 para a de Saúde Pública e 378 para a de Medicina Geral e Familiar.

Abertura de Procedimento Concursal | Área de Medicina Geral e Familiar

Abertura Procedimento Concursal | Categoria de assistente – Áreas Hospitalar e Saúde Pública

Publicado em 30/7/2018


ARSLVT quer dar médico de família a 350 mil utentes

A partir desta terça-feira, dia 31 de julho, médicos de todo o país recém-formados em Medicina Geral e Familiar podem concorrer às 195 vagas abertas para os 15 Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). Caso todas as vagas sejam preenchidas, será possível dar médico de família a cerca de 350 mil utentes da região.

No total, na região de Lisboa e Vale do Tejo estão disponíveis 503 lugares para médicos recém-especialistas ou outros que não tenham vínculo contratual ao Serviço Nacional de Saúde, o que inclui vagas para as especialidades hospitalares e de Saúde Pública.

Para Luís Pisco, Presidente da ARSLVT, «a colocação dos 195 clínicos nos centros de saúde terá um impacto qualitativo significativo na vida de um número considerável de pessoas que só agora poderão usufruir do seu médico de família. Esperamos ter famílias mais saudáveis, em estreita ligação com uma equipa de saúde familiar que as acompanha nas diferentes fases da vida». Além disso, «esta contratação vai permitir uma melhor organização da oferta e procura de cuidados na região».

O Presidente da ARSLVT salienta igualmente a importância da abertura de vagas para os cuidados hospitalares: «Os 308 jovens médicos que poderão ingressar na carreira hospitalar e de Saúde Pública na região serão um importante contributo para o tão desejado reforço de profissionais, simbolizando uma aposta no investimento formativo destes médicos e um rejuvenescimento das equipas do Serviço Nacional de Saúde». Recorde-se que também começa a contar o prazo, agora, para apresentação de candidaturas para estas vagas.

Das 195 vagas identificadas, em despacho divulgado no dia 27 de julho, para os cuidados de saúde primários, o ACES Sintra é o mais carenciado, com um total de 24 vagas. Seguem-se o ACES Arrábida, com 20, e o ACES do Arco Ribeirinho, com 18 vagas.

A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) S. Sebastião, no ACES Arrábida, é a que possui o maior número de vagas em termos individuais: nove. Numa situação semelhante encontram-se as UCSP Amadora (ACES Amadora) e Algueirão (ACES Sintra), com oito vagas cada, acompanhadas de perto pela UCSP Torres Vedras (sete vagas).

A nível nacional, o Ministério da Saúde disponibiliza 1.234 vagas, das quais 378 para os cuidados de saúde primários e 856 para os cuidados hospitalares. Em ambos os casos, a ARSLVT reúne mais de metade dos lugares – 51,5% e 58,7%, respetivamente.

Os procedimentos concursais foram publicados, no dia 30 de julho, em Diário da República.

Para saber mais, consulte:

Aviso n.º 10302-A/2018 – Diário da República n.º 145/2018, 1.º Suplemento, Série II de 2018-07-30
Saúde – Administração Central do Sistema de Saúde, IP
Abertura de procedimento concursal, pelo prazo de cinco dias úteis, a contar da data da publicitação do presente aviso no Diário da República, tendo em vista o preenchimento de 378 postos de trabalho para a categoria de assistente, área de medicina geral e familiar, da carreira especial médica ou da carreira médica dos estabelecimentos de saúde com natureza jurídica de entidade pública empresarial, integrados no Serviço Nacional de Saúde, consoante o caso

Aviso n.º 10302-B/2018 – Diário da República n.º 145/2018, 1.º Suplemento, Série II de 2018-07-30 
Saúde – Administração Central do Sistema de Saúde, IP
Abertura de procedimento concursal, pelo prazo de cinco dias úteis, a contar da data da publicitação do presente aviso no Diário da República, tendo em vista o preenchimento de 856 postos de trabalho para a categoria de assistente, da carreira especial médica ou da carreira médica dos estabelecimentos de saúde com natureza jurídica de entidade pública empresarial, integrados no Serviço Nacional de Saúde, consoante o caso, dos quais, 17 são para a área de saúde pública e os restantes 839 para a área hospitalar

Visite:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP – http://www.arslvt.min-saude.pt/