ARS Norte | SMS para os utentes: mensagens relembram consultas agendadas nos cuidados primários

27/07/2018

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte vai ativar o serviço de envio de mensagens SMS aos utentes dos cuidados de saúde primários a avisar sobre as consultas, médicas e não médicas, agendadas.

Numa primeira fase, e após testes realizados, o serviço em questão vai ser iniciado, em modo piloto, no próximo fim de semana, dias 28 e 29 de julho, beneficiando os utentes dos Agrupamentos de Centros de Saúde onde o projeto «SNS + Proximidade» está já implementado, avaliado e com níveis de satisfação muito elevados – Barcelos/Esposende, Gondomar e Porto Ocidental –, prevendo-se o seu alargamento a todas as unidades e população da região Norte, na fase seguinte, a seguir ao verão.

Com este novo serviço de proximidade e de interação entre profissionais e utentes do Serviço Nacional de Saúde, bem como com o interesse que a informação constante em cada SMS (dia, hora, unidade de saúde, contacto) representa para os utentes, a ARS Norte pretende maximizar recursos, eliminar faltas desnecessárias a consultas, perdas de tempo com deslocações e despesas para os utentes ou seus familiares com telefonemas, bem como ampliar os níveis de gestão e de eficiência dos serviços.

Desta forma, os cidadãos passam a dispor de um centro de saúde mais próximo e mais ativo a resolver os problemas das pessoas.

O investimento em apreço e a simplicidade na sua utilização representa o respeito do Governo e das instituições que o representam pelo Serviço Nacional de Saúde – engrandecendo-o com mais proximidade –, pelos cidadãos, em geral, e doentes, em particular.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Norte – http://www.arsnorte.min-saude.pt/