Relatório Infarmed: Protetores Solares – Controlo Laboratorial

06 ago 2018

Para: Divulgação Geral

Análise Laboratorial de Protetores Solares

Alertas_Notícias - Cosméticos 5

Documentos


Relatório indica que proteção corresponde ao indicado no rótulo

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, entidade a quem compete supervisionar os produtos cosméticos, divulgou, no dia 6 de agosto, um relatório com a análise laboratorial de protetores solares.

Este relatório decorre de uma ação de supervisão do mercado de protetores solares, que consistiu na determinação do fator de proteção solar (FPS ou SPF, Sun Protection Factor) e na avaliação laboratorial da qualidade microbiológica. Esta análise incidiu sobre 22 formulações de protetores solares, correspondentes a 154 ensaios realizados.

De acordo com o relatório, e do ponto de vista laboratorial, todos os produtos analisados apresentaram um fator de proteção solar correspondente à categoria declarada no rótulo, não tendo sido detetada qualquer não conformidade.

Também a nível microbiológico, todos os produtos analisados cumpriram os limites estabelecidos no referencial normativo aplicável para os parâmetros avaliados.

Deste modo, o Infarmed conclui que, do ponto de vista da qualidade e segurança, todos os produtos analisados se encontravam conformes, considerando a legislação em vigor e os métodos implementados.

O Infarmed acrescenta ainda que continuará a sua monitorização, de forma a garantir a segurança e qualidade dos protetores solares que se encontram no mercado português, mas salienta que, mesmo utilizando protetores solares seguros e de qualidade, devem ser conhecidas e respeitadas as precauções a ter com a proteção solar.

Para saber mais, consulte:

Infarmed > Relatório – Análise Laboratorial de Protetores Solares