Protocolo entre SPMS e IPST: SNS 24 disponibiliza novo serviço sobre sangue e transplantação

09/08/2018

A SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e o IPST – Instituto Português do Sangue e Transplantação celebraram um protocolo de cooperação no âmbito da dinamização e partilha de informação relevante para os cidadãos, através do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24.

Assim, a partir de quinta-feira, dia 9 de agosto, o SNS 24, em articulação com o IPST, disponibiliza um novo serviço informativo destinado a questões relacionadas com dádiva de sangue e doação de órgãos. Um dos objetivos deste serviço informativo passa por facilitar o acesso a informação sobre matérias que, até agora, estavam apenas acessíveis através dos canais de comunicação disponibilizados pelo IPST.

O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS possibilita uma maior abrangência, disponibilizando a informação a um maior número de cidadãos, seja através do serviço telefónico (808 24 24 24, todos os dias das 8 às 22 horas) ou através do endereço eletrónico atendimento@sns24.gov.pt.

A informação enquadra-se em várias temáticas, nomeadamente, colheita e dádiva de sangue, doação e transplantação de órgãos, doação de medula óssea, direitos e isenção de taxas moderadoras, entre outras.

Sob a coordenação da SPMS, o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24 integra serviços de triagem, aconselhamento e encaminhamento clínico (serviços prestados por enfermeiros) e, desde setembro de 2017, serviços administrativos e informativos. A concretização do SNS 24 enquanto «balcão único» do SNS, assente num novo modelo de relação com o cidadão, veio permitir a implementação de um conjunto de novos serviços ao cidadão.

Este é o primeiro serviço informativo de outra entidade de saúde a ser prestado pelo SNS 24, contribuindo para melhorar o acesso e proximidade do SNS ao cidadão. A articulação entre as duas entidades irá garantir a qualidade da informação prestada e, desta forma, assegurar a atualização e o rigor científico dos conteúdos informativos.

Para saber mais, consulte: