Ciência Viva 2018 no Instituto Ricardo Jorge chega ao fim com estágio no Departamento de Alimentação e Nutrição

imagem do post do Ciência Viva 2018 no Instituto Ricardo Jorge chega ao fim com estágio no Departamento de Alimentação e Nutrição

13-08-2018

O último estágio no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge no âmbito do programa Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2018 decorreu, de 30 de julho a 10 de agosto, no Porto, nos laboratórios do Departamento de Alimentação e Nutrição. A iniciativa teve como objetivo proporcionar uma experiência prática no âmbito da investigação em microbiologia alimentar e incentivar os jovens a questionarem-se sobre a importância da segurança alimentar.

“Será que as bactérias usam pulseiras?” foi o tema do estágio que decorreu nas instalações do Instituto Ricardo Jorge no Porto, no Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira, e que teve como estudo principal a quantificação, pesquisa e identificação de microrganismos que se alojam nas pulseiras de tecido após uso prolongado. Realizado numa perspetiva de segurança alimentar, o estudo do estágio pretendeu ainda alertar para os riscos da utilização de adornos, nomeadamente pulseiras, na manipulação de alimentos.

A Ocupação Científica de Jovens nas Férias (OCJF) está aberta à participação de alunos que no ano letivo em que se candidatam tenham frequentado o ensino secundário, sendo que as inscrições efetuam-se através do site do programa e estão abertas enquanto existirem vagas em estágios. Este ano, a 22ª edição do Ciência Viva no Laboratório apresentou uma novidade, com o lançamento do programa-piloto “Começar Cedo”, para alunos do 8º e 9º ano do ensino básico, um programa de estágios inteiramente vocacionados para as Tecnologias e Competências Digitais.

Criado em 1997, o programa OCJF tem como objetivo proporcionar aos estudantes do ensino secundário uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica, decorrendo habitualmente entre junho e setembro. Promovida pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, esta iniciativa já envolveu mais de 15 mil alunos que frequentaram estágios científicos em laboratórios de instituições de todo o país, entre estas o Instituto Ricardo Jorge.