Novas especialidades médicas: Centro Hospitalar de Leiria reforça recursos humanos

14/08/2018

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) vai poder reforçar os seus recursos humanos médicos e, assim, aumentar a oferta de especialidades e serviços que disponibiliza aos seus mais de 400 mil utentes.

A garantia foi dada pela tutela, no Despacho n.º 7082/2018, de 26 de julho, que reconhece a carência de médicos na quase totalidade das especialidades existentes, e em especialidades novas nas quais o CHL não dispõe de qualquer médico – Angiologia e Cirurgia Vascular, Doenças Infeciosas e Nefrologia –, que em breve poderão ser disponibilizadas neste centro hospitalar.

O Despacho n.º 7140-D/2018, de 26 de julho, define já o número de vagas médicas a concurso, e atribui duas vagas a Nefrologia, o que significa que já a partir de setembro o CHL irá dispor desta nova especialidade.

Neste despacho não estão ainda previstas vagas para as especialidades de Angiologia e Cirurgia Vascular e Doenças Infeciosas, mas, ao serem classificadas como carenciadas, é expectável que estes médicos passem a ser recrutados por outras vias e rapidamente passem a dispor também destes novos serviços no CHL.

Trata-se de uma mais-valia para os doentes que diariamente acorrem aos três hospitais que compõem o centro hospitalar: Hospital de Santo André, em Leiria, Hospital Distrital de Pombal e Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira.

O CHL é o quinto centro hospitalar do país com mais vagas atribuídas, 37 no total. As vagas foram disponibilizadas nas especialidades de Anatomia Patológica, Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Endocrinologia e Nutrição, Gastrenterologia, Ginecologia/Obstetrícia, Hematologia Clínica, Medicina Interna, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia, Oftalmologia, Oncologia Médica, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia e Reumatologia.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar de Leiria > Notícias