Nomeação do Coordenador da Unidade de Acompanhamento dos Hospitais da ACSS


«Deliberação n.º 958/2018

Considerando que:

O Decreto-Lei n.º 35/2012, de 15 de fevereiro, definiu a missão e as atribuições da Administração Central do Sistema de Saúde, I. P. (ACSS), tendo a Portaria n.º 155/2012, de 22 de maio, aprovado os seus Estatutos.

A organização interna da ACSS é constituída por cinco Departamentos, sendo certo que por deliberação do Conselho Diretivo podem ser criadas, modificadas ou extintas até nove Unidades Orgânicas flexíveis, integradas ou não naqueles Departamentos.

O Conselho Diretivo, através da Deliberação n.º 1484/2015, de 11 de junho, publicada na 2.ª série do Diário da República n.º 144, de 27 de julho de 2015, deliberou proceder à criação, na dependência do seu Presidente, de uma unidade flexível designada Unidade de Acompanhamento dos Hospitais.

Nos termos do n.º 2 do artigo 2.º da referida Portaria n.º 155/2012, as unidades flexíveis são dirigidas por coordenadores, cargos de direção intermédia de 2.º grau.

Nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 27.º da Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro, na sua versão atual, os cargos dirigentes podem ser exercidos em regime de substituição nos casos de ausência ou impedimento do respetivo titular quando se preveja que estes condicionalismos persistam por mais de 60 dias ou em caso de vacatura do lugar.

A designação em regime de substituição dos cargos de direção intermédia da ACSS é feita pelo seu Conselho Diretivo.

O licenciado João Carlos Morais Sarmento Morais Mendonça evidencia competência técnica, experiência profissional e formação adequadas ao desempenho do cargo de Coordenador da Unidade de Acompanhamento dos Hospitais.

O Conselho Diretivo da ACSS, I. P., na sua reunião de 12 de julho de 2018, deliberou:

1 – Nomear em regime de substituição o licenciado, João Carlos Morais Sarmento Morais Mendonça, no cargo de Coordenador da Unidade de Acompanhamento dos Hospitais da ACSS, I. P.

2 – A presente nomeação produz efeitos a partir de 12 de julho de 2018.

1 de agosto de 2018. – A Vice-Presidente do Conselho Diretivo, Carla Gonçalo.

Nota Curricular

Dados Biográficos

Nome: João Carlos Morais Sarmento Morais Mendonça.

Data de Nascimento: 11 de junho de 1974.

Nacionalidade: Portuguesa.

Habilitações e atividade académica

Licenciatura em Gestão de Empresas (ISG – Instituto Superior de Gestão)

Habilitações profissionais:

Diversa formação nas áreas da Gestão Financeira, Contabilidade (Publica, POCMS e SNC-AP) e ferramentas Microsft.

Percurso Profissional

Desde janeiro 2017 – Técnico Superior na Unidade de Acompanhamento dos Hospitais na Administração Central do Sistema de Saúde, IP.

De junho 2016 a dezembro de 2016 Técnico Superior no Departamento de Gestão Financeira do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL)

De janeiro 2015 a maio de 2016 Técnico Superior no Departamento de Gestão Financeira da Administração Central do Sistema de Saúde, I. P..

De janeiro a dezembro 2014 – Direção-Geral do Orçamento, na Direção de Serviços do Orçamento (Divisão de Programação Orçamental)

De 2008 a 2013 – Técnico Superior no Departamento de Gestão Financeira da Administração Central do Sistema de Saúde, I. P..

De abril 2001 a março 2008 – Técnico de gestão na Companhia de Seguros Allianz Portugal, S. A.

Em 2000 – Técnico de Gestão no departamento de Planeamento e Controlo da CIBAL – Distribuição de Bebidas e Alimentação, S. A. – Grupo Sumol,

Em 2000 – inicia a sua atividade provisional na A.E.S.E. – Escola de Direção e Negócios»