Investigadora do Instituto Ricardo Jorge em missão da OMS de prevenção e preparação de resposta rápida para a doença por vírus Ébola no Ruanda

imagem do post do Investigadora do Instituto Ricardo Jorge em missão da OMS de prevenção e preparação de resposta rápida para a doença por vírus Ébola no Ruanda

31-08-2018

Isabel Lopes de Carvalho, investigadora do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, integra a missão internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS) de prevenção e preparação de resposta rápida para a doença por vírus Ébola no Ruanda. A missão decorre entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, em Quigali, no âmbito da assistência técnica da OMS à epidemia do Ébola que se verifica neste momento na República Democrática do Congo.

Coordenada pela rede internacional de resposta a emergências em Saúde Pública GOARN (Global Outbreak Alert and Response Network), esta missão tem como objetivo dar formação aos membros da equipa de resposta rápida. A formação, que será desenvolvida por equipa multidisciplinar da rede GOARN, constituída por cerca de 12 elementos de diferentes países, incluirá a gestão de casos, colheita e transporte de amostras, rastreamento de contactos, descontaminação, investigação de surtos e mobilização social.

Coordenada pela OMS, a GOARN é uma rede internacional de alerta e resposta a surtos e emergências na área da saúde, formada por organizações e instituições de todo o mundo, que que agrega e disponibiliza recursos humanos e técnicos para identificação rápida, confirmação e resposta a surtos de importância internacional. O Instituto Ricardo Jorge é um dos membros da GOARN, através da sua Unidade de Resposta a Emergência e Biopreparação (UREB) do Departamento de Doenças Infeciosas (DDI), sendo que os elementos da UREB e o coordenador do DDI são pontos focais desta rede em Portugal.

A UREB é responsável pela coordenação da resposta laboratorial especializada, rápida e integrada em situações de casos e surtos e que possam constituir um risco para a Saúde Pública, particularmente no contexto de casos de surtos de infeções por microrganismos emergentes e reemergentes de disseminação natural ou deliberada. Esta é a segunda vez este ano que o Instituto Ricardo Jorge participa numa missão deste tipo, depois de Ana Pelerito, especialista em emergência e biopreparação, ter também integrado, entre os dias 13 e 18 de agosto, uma missão idêntica da GOARN em Angola.