Reunião anual da Rede Médicos Sentinela 2018 na ESEnfC a 19 de Outubro

imagem do post do Reunião anual da Rede Médicos Sentinela 2018

06-09-2018

A Rede de Médicos Sentinela, coordenada pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, promove, dia 19 de outubro, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, a sua habitual reunião anual, com o objetivo de apresentar os resultados obtidos em 2017 e abordar algumas das atividades a desenvolver em 2019. O encontro deste ano será subordinado ao tema “A Ética na Investigação em Saúde”.

A reunião anual da Rede Médicos-Sentinela é um momento privilegiado de discussão dos principais resultados obtidos nos estudos desenvolvidos durante o ano e também para apresentação e decisão dos próximos estudos a serem desenvolvidos por esta rede, que conta atualmente com mais de 130 médicos de medicina geral e familiar (especialistas e médicos internos) distribuídos por todo o país. Durante a reunião do próximo mês será também apresentada uma nova proposta de estudo sobre cuidados em fim de vida.

programa da reunião de 2018 prevê ainda a apresentação de resultados sobre a prescrição do teste HIV na prática da Medicina Geral e Familiar, prescrição dos anticoagulantes orais e da evolução de alguns indicadores de risco cardiovascular na população em observação na Rede Médicos-Sentinela. Os interessados em participar nesta iniciativa deverão efetuar a sua inscrição através do endereço eletrónico ms.onsa@insa.min-saude.pt ou do telefone (351) 217 526 488.

Formada em 1989, a Rede de Médicos Sentinela é um sistema de observação e vigilância em saúde formado por médicos de medicina geral e familiar que voluntariamente participam na notificação dos eventos de saúde em estudo. Ao longo do tempo, destaca-se o trabalho da Rede no âmbito da vigilância da gripe, assim como o trabalho desenvolvido na vigilância de doenças não transmissíveis como a diabetes mellitus e a hipertensão arterial.