Aumento da atividade assistencial: Centro Oncológico do CHTMAD com mais consultas e tratamentos

12/09/2018

O Centro Oncológico do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) registou, entre janeiro e agosto deste ano, um aumento significativo dos seus indicadores de produtividade, relativamente ao período homólogo do ano anterior.

Esta evolução positiva na atividade assistencial reflete-se no aumento do número de consultas e tratamentos nas diferentes especialidades.

Relativamente às primeiras consultas, registaram-se 2.972 novos doentes, que corresponde a uma taxa de crescimento de 8,8%, ou seja, realizaram-se mais 240 consultas do que em igual período do ano passado. Em termos de especialidades, estes números correspondem a mais 62 consultas em Cuidados Paliativos, 59 em Hematologia Clínica, 30 em Oncologia Médica e 89 em Radioncologia.

No que diz respeito ao número total, registaram-se 19.647 consultas, que se traduz numa taxa de crescimento de 13%, isto é, realizaram-se mais 2.222 do que no período homólogo do ano anterior (229 nos Cuidados Paliativos, 502 em Hematologia Clínica, 1.006 em Oncologia Médica e 485 em Radioncologia).

Nas sessões de hospital de dia, nos tratamentos de radioterapia e nos doentes saídos, a tendência de crescimento também regista evolução positiva.

Os dados apurados refletem que, entre janeiro e agosto deste ano, e comparativamente ao período homólogo do ano anterior, se realizaram 10.106 tratamentos de radioterapia, que corresponde a uma taxa de crescimento de 16,3%, refletindo-se em mais 1.420 tratamentos (747 em tratamentos simples e 673 em tratamentos complexos).

No passado mês de junho, o serviço de radioterapia alargou o seu horário de atividade até às 23 horas, para poder corresponder às necessidades dos doentes.

No que concerne ao número de doentes saídos, nos Cuidados Paliativos, Hematologia Clínica e Oncologia Médica, houve uma taxa de crescimento total de 7,6%, com mais 75 doentes saídos do que em igual período do ano anterior.

No Hospital de Dia registaram-se 11.336 sessões, mais 1.970 que no ano anterior, correspondendo a uma taxa de crescimento de 21%.

A produção do Centro Oncológico está a crescer e a responder de forma eficaz aos utentes que dele necessitam, prestando assim cuidados de saúde atempados, humanizados e diferenciados.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro – http://chtmad.com/