11.ª Reunião Anual PortFIR – INSA

imagem do post do 11.ª Reunião Anual PortFIR

17-09-2018

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, em parceria com a GS1 Portugal, promove, nos dias 25 e 26 de outubro, no seu auditório em Lisboa, a 11.ª Reunião Anual PortFIR, dedicada ao tema “Partilhar e Cooperar para uma Alimentação Saudável”. A presente edição será também comemorativa do 10º aniversário da criação do Programa PortFIR (Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar).

programa provisório da 11.ª Reunião Anual PortFIR prevê, no primeiro dia, a realização de debates sobre estratégias e políticas para uma alimentação saudável, as diferentes perspetivas sobre a estratégia governamental para promoção da alimentação saudável bem como sobre a promoção e desenvolvimento da literacia alimentar. Serão ainda realizadas apresentações sobre diversos temas no âmbito da observação, vigilância e intervenção em alimentação saudável.

O segundo dia do evento está reservando a breves apresentações sobre Grupos de Trabalho PortFIR, sobre a atualização da Tabela da Composição de Alimentos Portuguesa, bem como de trabalhos selecionados pelo júri da Reunião e de um conjunto de projetos/iniciativas nacionais de referência neste contexto da alimentação saudável, em prol da defesa da saúde da população. No final de cada sessão haverá ainda lugar a pequenos debates sobre os projetos/iniciativas apresentados.

A submissão de resumos para apresentação em poster deverá ser efetuada até dia 1 de outubro, através do email roberto.brazao@insa.min-saude.pt e de acordo com os seguintes critérios de elaboração e submissão. A aceitação dos resumos será comunicada até dia 10 de outubro 2018, sendo que os trabalhos aceites são candidatos ao prémio de melhor poster. Dos resumos apresentados, o júri selecionará ainda três para serem apresentados também oralmente.

Destinada aos membros das Redes PortFIR, organismos e entidades do setor, profissionais de saúde, laboratórios, comunidades científica e académica, indústria alimentar e da distribuição, e todos os demais interessados no tema, a participação na Reunião é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, através do preenchimento do seguinte formulário, e limitada à disponibilidade de lugares. Para mais informações, contactar a organização do evento através do email roberto.brazao@insa.min-saude.pt.

Programa PortFIR – Plataforma de Informação Alimentar tem como objetivo otimizar a utilização de recursos, criando um sistema para atualização e manutenção sustentável de bases de dados nacionais e de qualidade reconhecida sobre composição de alimentos, contaminação de alimentos e consumos alimentares. Estas Bases de Dados constituem informação essencial à avaliação do estado nutricional das populações e à avaliação do risco para a saúde associado à alimentação, sendo vitais para sectores tão diversos como a saúde, a agricultura, o comércio e o ambiente.