Instituto Ricardo Jorge assinala Dia Mundial de Saúde Ambiental com simpósio sobre segurança alimentar

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge assinala Dia Mundial de Saúde Ambiental com simpósio sobre segurança alimentar

26-09-2018

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge assinala o Dia Mundial de Saúde Ambiental, este ano subordinado ao tema “Segurança Alimentar Global e Sustentabilidade”, com a realização do 5.º Simpósio Nacional “Promoção de uma Alimentação Saudável e Segura” (SPASS 2018), que terá lugar, dia 27 de setembro, em Lisboa. O evento é dedicado aos “Perigos Microbiológicos – Estratégias e Perspetivas” e abordará temas relacionados com processos de controlo, vigilância e monitorização da segurança alimentar numa abordagem integrada entre a produção animal, produção alimentar e saúde humana.

Destinado a profissionais de saúde e do setor alimentar, estudantes, indústria e comunidade científica, o Simpósio incidirá sobre os perigos microbiológicos numa abordagem global. Neste sentido, serão debatidos temas relacionados com a envolvência da produção na redução dos riscos microbiológicos, com os desafios impostos pela inovação, com novos ensaios e metodologias disponíveis para detetar e caracterizar perigos e com os critérios microbiológicos utilizados para interpretar resultados e decidir quanto às ações a tomar.

O Simpósio conta com a participação de diversas entidades nacionais e europeias e convidados especialistas nos vários temas integrantes do conteúdo programático, onde a sustentabilidade está também em foco com a análise dos riscos e benefícios da reutilização de águas residuais tratadas na prática agrícola sobretudo de produtos hortícolas, bem como a utilização de embalagens ativas que prolongam a vida útil dos alimentos e alimentos (ainda) em condições de consumo.

programa do SPASS 2018 encontra-se organizado em quatro painéis temáticos: “Pensar e agir – envolvência da produção”; “Pensar e agir – inovar para conquistar o consumidor”; “Procurar e caracterizar – novos desafios”; “Interpretar e decidir – critérios microbiológicos”. O evento visa proporcionar uma oportunidade aos profissionais para apresentarem e discutirem as suas diferentes perspetivas enquanto elementos fundamentais na promoção de uma alimentação saudável e segura.

Os departamentos técnico-científicos do Instituto Ricardo Jorge complementam-se nas suas atividades, tendo, entre as suas atribuições, o desenvolvimento de estudos nas áreas da segurança alimentar, toxicologia e avaliação do risco, estilos de vida e impacto na saúde e qualidade de vida das populações, visando a prevenção da doença face à exposição a fatores de risco nomeadamente os de origem alimentar e hídrica.

Promovido pela Federação Internacional de Saúde Ambiental, o Dia Mundial da Saúde Ambiental, que se comemora a 26 de setembro, visa alertar para os desafios da atualidade: mudanças na produção, distribuição e no consumo de alimentos, alterações climáticas, novos agentes patogénicos e uma maior resistência antimicrobiana. Este dia é uma oportunidade para destacar o importante contributo que os profissionais de saúde ambiental dão para a saúde pública e para o bem-estar das populações em todo o mundo.