Tuberculose | Reunião de alto nível

26/09/2018

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, participou esta quarta-feira, dia 26 de setembro, na sessão plenária da 73.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, com uma intervenção sobre tuberculose.

No seu discurso, Adalberto Campos Fernandes referiu que, nos últimos 10 anos, Portugal conseguiu diminuir a taxa de notificação e incidência de tuberculose em 40%.

Em 2015, a incidência atingiu valores abaixo de 20 casos por 100 mil pessoas, conquista que conferiu a Portugal uma posição de destaque entre os países com baixa incidência de tuberculose.

Essa redução, que foi transversal e incluiu grupos de risco como imigrantes e reclusos, foi conseguida através da implementação de uma estratégia integrada, que incluiu, entre outros:

  • A criação de Centros de Referência para Tuberculose Multirresistente;
  • A publicação e divulgação de recomendações para triagem, diagnóstico e tratamento da tuberculose;
  • Formação contínua de profissionais de saúde.

Adalberto Campos Fernandes salientou, ainda, que o Escritório Regional da Organização Mundial da Saúde para a Europa identificou esta estratégia horizontal como uma boa prática.

Na sua intervenção referiu que a estratégia mais eficaz é o combate à pobreza, uma vez que existem evidências científicas da ligação entre pobreza e incidência de doenças infeciosas.

Reforçou que a luta contra a tuberculose só será bem sucedida através de uma abordagem bilateral. Por um lado, através de um Serviço Nacional de Saúde forte, que garanta a cobertura universal de saúde e, por outro, através do combate à pobreza, com um investimento sustentado na economia nacional e canalizando recursos para a proteção dos mais vulneráveis.

O Ministro da Saúde finalizou a sua intervenção lembrando que existem doenças que estão a voltar, representando uma ameaça para a segurança e saúde, pelo que a educação das gerações mais novas é fundamental.

Para saber mais, consulte:


Ministro da Saúde participa na cimeira, em Nova Iorque

Cerca de 50 chefes de Estado e de governo participam esta quarta-feira, dia 26 de setembro, na primeira reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre Tuberculose, na sede da organização, em Nova Iorque, contando com a presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

A Reunião de Alto Nível sobre Tuberculose (High Level Meeting on Tuberculosis) decorre no âmbito da 73.ª Assembleia Geral das Nações Unidas (UNGA – General Assembly of the United Nations ).

O encontro, a decorrer sob o tema «Unidos para acabar com a tuberculose: uma resposta global urgente a uma epidemia global», visa acelerar os esforços para alcançar o objetivo de eliminar a epidemia de tuberculose no mundo até 2030.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para cumprir esta meta (eliminar a epidemia de tuberculose no mundo até 2030), os países precisam de reduzir em 90% o número de vítimas mortais e em 80% a quantidade de novas infeções em relação aos números de 2015.

Tuberculose: Número de mortes e infeções diminuiu, mas doença continua a ser infeção que mata mais pessoas em todo o mundo

A tuberculose continua a ser uma das 10 principais causas de morte em todo o mundo. Cerca de 1,6 milhão de pessoas perderam a vida devido à doença no ano passado, 2017, mas o seu impacto está a diminuir. A infeção é a que mais pessoas mata e está à frente do vírus da imunodeficiência humana (VIH).

As conclusões são do Relatório Global da Tuberculose, publicado pela OMS, no dia 18 de setembro de 2018.

O relatório estima que 10 milhões de pessoas contraíram a doença no ano passado, incluindo 5,8 milhões de homens, 3,2 milhões de mulheres e mais de 1 milhão de crianças.

No ano passado, 2017, a tuberculose foi responsável por cerca de 1,3 milhões de mortes de pessoas que não vivem com o VIH e cerca de 300 mil pessoas seropositivas.

Para saber mais, consulte: