Vigilância de traumatismos e acidentes: CHTMAD regista 910 acidentes com acesso ao Serviço de Urgência

01/10/2018

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) aderiu ao sistema de Epidemiologia e Vigilância dos Traumatismos e Acidentes (EVITA), no segundo semestre de 2017, passando a registar os acidentes domésticos e de lazer (ADL) que levam os utentes ao Serviço de Urgência, anunciou a unidade hospitalar.

Após formação e conhecimento deste sistema por parte dos assistentes técnicos do Serviço de Urgência,  já foi possível analisar dados relativos ao meses de abril a junho de 2018, na área de influência do CHTMAD.

No período mencionado, registaram-se 910 Acidentes com acesso ao Serviço de Urgência, sendo o local mais frequente de acidentes a «casa», com 43,8% dos ADL. Registam-se, por género, 51% (468 acidentes) na população do sexo masculino e 49% (442 acidentes) na população do sexo feminino.

Na distribuição dos acidentados por grupo etário, observou-se que 22,9% dos acidentes ocorreram nas vítimas com mais de 75 anos.

O mecanismo mais frequente de lesão foi a «queda», com 71,9% dos ADL e o tipo mais habitual de lesão foi a «contusão, hematoma», registado no mês de abril com 235 casos. De referir que, a parte do corpo lesada com maior frequência foi  os «membros», com 62,2% dos ADL.

O EVITA, coordenado pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em colaboração com a Administração Central do Sistema de Saúde, é um instrumento de observação em saúde que recolhe e analisa notificações no Serviço de Urgência.

Os ADL atingem os indivíduos ao longo de toda a sua vida, com relevo para as crianças e seniores. Os acidentes mortais são a face mais visível do fenómeno, mas por cada pessoa que perde a vida num acidente, muitas mais existem com incapacidade permanente e mais ainda, com incapacidade temporária, dando origem a elevadas perdas humanas, sociais e de produtividade.

Para saber mais, consulte:

Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge > Projeto EVITA