Saúde da visão infantil: rastreio gratuito para todas as crianças da região Norte

02/10/2018

Todos os centros de saúde do Norte passam a oferecer, a partir desta semana, o Rastreio da Saúde da visão infantil (RSVI) gratuito para as crianças da região, abrangendo, anualmente, 28.000 crianças com dois anos.

Implementado pela primeira vez em 2016, em modelo piloto no Norte, o RSVI, direcionado às crianças com dois anos, envolveu numa primeira fase quatro Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) e dois centros hospitalares do Grande Porto. Em 2017, passou de quatro para doze ACES e seis hospitais/centros hospitalares.

Durante esta fase rastrearam-se 13.564 crianças, com uma participação de 67% das crianças convidadas, sendo que, destas, 12,6% (1.710) foram referenciadas para consulta e acompanhamento na especialidade de Oftalmologia em ambiente hospitalar.

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, refere, em comunicado, que todas as crianças com 2 anos de idade inscritas nas unidades de saúde da região Norte serão convidadas a participar neste rastreio gratuito, em que, através de um exame simples e indolor será detetada a ambliopia ou o risco de a poder vir a desenvolver.

Todas estas crianças serão novamente convidadas para um segundo momento de rastreio aos 4 anos de idade.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Norte – http://www.arsnorte.min-saude.pt/