Falecimento da Professora Doutora Maria Odette Santos-Ferreira

imagem do post do Falecimento da Professora Doutora Maria Odette Santos-Ferreira

08-10-2018

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge manifesta o seu pesar pelo falecimento da Professora Doutora Maria Odette Santos-Ferreira, ex-presidente da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida e pioneira na investigação sobre a infeção VIH/Sida em Portugal. Odette Ferreira faleceu, dia 7 de outubro, em Lisboa, aos 93 anos.

Nascida em 1925, Odette Ferreira fez parte da equipa que identificou pela primeira vez o VIH do tipo 2 em doentes oriundos da Guiné-Bissau. No princípio dos anos 80 caracterizou os primeiros casos de infeção por VIH em doentes originários da Guiné-Bissau com um quadro clínico de imunodeficiência, tendo identificado um grupo de amostras com um comportamento anormal face ao método de diagnóstico usado e que constituiu o ponto de partida para a descoberta do VIH do tipo 2.

Prossegue as investigações durante essa década, nomeadamente no Instituto Pasteur de Paris, autoridade de renome mundial na matéria, que acabaram por conduzir à descoberta do VIH do tipo 2. A descoberta deste segundo tipo de Vírus da SIDA teve um impacto enorme na história natural, na epidemiologia e no diagnóstico da infeção VIH, tendo estes resultados sido publicados em revistas científicas de elevado prestígio internacional.

Odette Santos-Ferreira foi coordenadora da Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA, cargo que exerceu de 1992 a 2000, por nomeação do ministro da Saúde, tendo desenvolvido inúmeros projetos com impacto significativo na prevenção da doença. O projeto da sua autoria de maior impacto nacional e internacional foi a troca de seringa nas farmácias, denominado “Diz não a uma seringa em segunda mão”, que teve como finalidade diminuir o risco de transmissão do VIH e de outras doenças transmissíveis (hepatite B e C) à população toxicodependente por via endovenosa.

Enquanto responsável pela vigilância epidemiológica da infeção por VIH e SIDA em Portugal, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge manteve sempre uma estreita colaboração com a Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA, colaboração esta que Odette Santos-Ferreira muito valorizava, por considerar a recolha e a análise da informação epidemiológica fundamentais para o desenho de intervenções necessárias ao combate à epidemia.

Em 2013 recebeu o Prémio Nacional de Saúde do Ministério da Saúde e em 2016 foi distinguida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com a Medalha de Mérito pelo seu “valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal”. Em fevereiro deste ano, Odette Ferreira foi condecorada pelo Presidente da República numa cerimónia reservada, tendo recebido a grã-cruz da Ordem da Instrução Pública.


Falecimento da Professora Doutora Odete Santos-Ferreira

Falecimento da Professora Doutora Odete Santos-Ferreira

A Direção-Geral da Saúde manifesta pesar pelo falecimento da Professora Doutora Maria Odette Santos-Ferreira e presta sentida homenagem a uma das referências na investigação sobre a infeção VIH/Sida em Portugal, tendo feito parte da equipa que identificou pela primeira vez o VIH do tipo 2 em doentes oriundos da Guiné-Bissau.

Nascida em 1925, Maria Odette Santos-Ferreira licenciou-se em Farmácia no ano de 1970, doutorou-se na Universidade de Paris Sud em França e chegou a Professora Catedrática de Microbiologia em 1987. Era Professora Catedrática Jubilada da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

Foi coordenadora da Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA, cargo que exerceu de 1992 a 2000, por nomeação do ministro da Saúde, tendo desenvolvido inúmeros projetos com impacto significativo na prevenção da doença.

“Diz não a uma seringa em segunda mão”, foi um dos seus projetos mais emblemáticos.  Ainda no âmbito da Luta Contra a SIDA, promoveu vários serviços de apoio domiciliário coordenado pelo Projeto Solidariedade da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a construção da segunda residência para apoio a doentes com SIDA em situação precária e a criação da primeira unidade de cuidados paliativos.

Ao longo do seu percurso profissional recebeu várias distinções: foi nomeada pelo governo francês “Chevalier dans l’Ordre des Palmes Academiques” (1975), pelo fortalecimento da cooperação científica entre Portugal e França e “Chevalier de la Légion d’Honneur” (1987). Foi-lhe atribuído pelo Presidente da República o “Grau de Comendador da Ordem Militar de Santiago de Espada” (1988). Foi agraciada com a medalha de Honra da Ordem dos Farmacêuticos (1989) e com a medalha de Honra da Universidade Complutense de Madrid (1995).

Em 2013 recebeu o Prémio Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, o qual visa distinguir anualmente uma personalidade que tenha contribuído para a obtenção de ganhos em saúde no âmbito do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Em fevereiro deste ano, Odette Santos-Ferreira foi condecorada pelo Presidente da República numa cerimónia reservada, tendo recebido a grã-cruz da Ordem da Instrução Pública.

Dotada de um sentido de humor fora do vulgar e irreverente, a Professora Doutora Odete Santos-Ferreira inspirou gerações. A sua disponibilidade para ouvir e partilhar experiências extravasou a vida profissional e da academia, pelo que será relembrada sempre como um ser humano extraordinário.

À sua família e amigos, a Direção-Geral da Saúde apresenta as mais sentidas condolências.


Ministério da Saúde lamenta perda da pioneira na pesquisa da sida

A ex-Presidente da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida, Odette Ferreira, que foi pioneira na investigação da doença em Portugal, morreu hoje, aos 93 anos.

O Ministério da Saúde lamenta o falecimento desta figura ímpar da sociedade portuguesa, que se distinguiu como personalidade de relevo na ciência, na academia e nas causas sociais.

A vida de Maria Odette Santos-Ferreira foi uma missão ao serviço da Universidade de Lisboa, onde concluiu a sua vida académica como Professora Catedrática de Microbiologia na Faculdade de Farmácia, e do Serviço Nacional de Saúde na área da infeção pelo VIH/Sida.

Distinguiu-se como pioneira na investigação sobre a infeção VIH/Sida em Portugal, fazendo parte da equipa que identificou pela primeira vez o VIH do tipo 2 em doentes oriundos da Guiné-Bissau.

A descoberta deste segundo tipo de vírus da Sida teve um impacto enorme na história natural, na epidemiologia e no diagnóstico da infeção VIH, tendo estes resultados sido publicados em revistas científicas de elevado prestígio internacional.

A Professora Maria Odette Santos-Ferreira foi Coordenadora da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida, cargo que exerceu de 1992 a 2000, por nomeação do Ministro da Saúde, tendo desenvolvido inúmeros projetos com impacto significativo na prevenção e disseminação da doença e representado Portugal ao mais alto nível das instâncias da saúde.

O projeto da sua autoria de maior impacto nacional e internacional foi a troca de seringa nas farmácias, denominado «Diz não a uma seringa em segunda mão», em colaboração com a Associação Nacional das Farmácias.

Esta iniciativa foi considerada pela Comissão Europeia o melhor projeto apresentado por um país comunitário não só pela inovação, mas por ter sido possível desenvolvê-lo, simultaneamente, em todo o território português, através das cerca de 2500 farmácias.

A investigadora promoveu ainda vários outros projetos de impacto significativo na saúde pública, nomeadamente a criação dos centros de rastreio anónimos e gratuitos, o centro drop-in no Intendente, o programa CRIA – Conhecer, Responsabilizar, Informar, Agir, serviços de apoio domiciliário no Projeto Solidariedade da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a reabertura da Linha Sida e as Comissões Distritais de Luta Contra a Sida.

E além destes, muitas outras iniciativas orientadas para o conhecimento e informação sobre a doença e a participação efetiva da comunidade e dos grupos alvo na definição e concretização das medidas que possibilitam a melhoria da qualidade da vida das pessoas infetadas.

Odette Ferreira possui várias distinções nacionais e internacionais. Em 1975, foi nomeada, pelo Governo francês, Chevalier dansl’Ordre des Palmes Academiques, pelo seu desempenho no fortalecimento da cooperação científica entre Portugal e França. Em 1987, foi nomeada Chevalier de la Légion d’Honneur, pelo talento e mérito que a levaram a uma descoberta da maior relevância no quadro das investigações da Sida.

Em Portugal, foi agraciada pela Presidência da República, em 1988, com o Grau de Comendador da Ordem Militar de Sant’Iago de Espada, pelo renome internacional granjeado que muito contribuiu para o prestígio de Portugal. No início deste ano, foi também condecorada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, o mais alto grau desta Ordem de Mérito portuguesa, que se destina a galardoar serviços prestados à causa da educação e do ensino.

Em 2016, foi distinguida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com a Medalha de Mérito pelo seu «valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal».

Também a Ordem dos Farmacêuticos reconheceu o seu vasto trabalho, prestígio e dedicação à profissão atribuindo-lhe, em 1989, a Medalha de Honra e, em 2012, a Medalha de Ouro da Ordem dos Farmacêuticos. Com o propósito de contribuir para a promoção e dinamização da investigação em Saúde Pública por farmacêuticos em Portugal, a Ordem dos Farmacêuticos criou ainda, em 2010, um prémio de investigação científica com o seu nome, designado Prémio de Investigação Científica Professora Doutora Maria Odette Santos-Ferreira.

Odette Ferreira foi também galardoada com o Prémio Universidade de Lisboa, em 2006, e recebeu, em 2012, o colar do Prémio Nacional de Saúde.