Visão infantil: Região do Alentejo já efetuou rastreio a 258 crianças

09/10/2018

A Administração Regional de Saúde do Alentejo implementou o Rastreio da Saúde da Visão Infantil, em junho de 2018, no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alentejo Central, tendo já sido efetuado nos concelhos do Alandroal, Vila Viçosa, Borba, Estremoz, Arraiolos, Mora, Vendas Novas e Montemor-o-Novo.

Durante esta fase rastrearam-se 258 crianças, com uma percentagem de adesão de 52%, tendo sido referenciadas para consulta e acompanhamento na especialidade de oftalmologia 47 crianças.

Este rastreio da visão infantil destina-se a todas as crianças com 2 anos de idade inscritas no ACES Alentejo Central. A participação é gratuita e voluntária.

O rastreio, seguro e inofensivo, é realizado por um técnico de ortótica e consiste num exame de foto-rastreio aos olhos da criança.

As alterações visuais, se não detetadas à nascença, surgem em idades muito precoces, sem dar sinais ou sintomas. As crianças com alterações visuais têm dificuldades de aprendizagem na idade escolar e nas interações sociais, o que acarreta limitações que se vão refletir na vida adulta.

O exame é atrativo mesmo para crianças pequenas, pois usa um estímulo luminoso e sonoro enquanto fotografa os olhos da criança, que estará sentada ao colo do adulto que a acompanha.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Alentejo > Notícias