Instituto Ricardo Jorge prestou homenagem a Maria Antónia Calhau, coordenadora do Departamento de Alimentação e Nutrição

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge presta homenagem a Maria Antónia Calhau, coordenadora do Departamento de Alimentação e Nutrição

18-10-2018

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge homenageou, dia 18 de outubro, no seu auditório em Lisboa, Maria Antónia Calhau, coordenadora do Departamento de Alimentação e Nutrição. Ao completar o seu tempo de exercício em funções públicas, Maria Antónia Calhau efetuou uma última intervenção intitulada “Nestes anos – apontamentos”, onde revisitou alguns dos momentos mais marcantes de uma carreira de 46 anos ao serviço da saúde pública.

Perante um auditório completamente lotado, a abertura da sessão de homenagem a Maria Antónia Calhau esteve a cargo do presidente do Conselho Diretivo do Instituto Ricardo Jorge, Fernando de Almeida, a que se seguiu uma intervenção da Diretora-Geral da Saúde, Graça Dias. Na ocasião, foi ainda apresentado um vídeo com o depoimento de 30 personalidades do setor da Saúde e profissionais do Instituto Ricardo Jorge.

Licenciada em Química pela Universidade de Lisboa, Maria Antónia Calhau iniciou a sua carreira no Instituto Ricardo Jorge, em 1972, como Técnica Superior de Saúde do então Laboratório de Nutrição e Higiene dos Alimentos, tendo assumido, em 1997, a coordenação do Departamento de Alimentação e Nutrição. No seu prestigiado percurso profissional de mais 46 anos na área da segurança alimentar e da nutrição, Maria Antónia Calhau exerceu diversos cargos em funções públicas e de coordenação nacional e internacional.

Com formação em metodologias de análise de alimentos e cursos internacionais de pós-graduação em toxicologia preventiva, Maria Antónia Calhau foi nomeada pelo Ministro da Saúde como Perito Nacional em Segurança Alimentar, para o Grupo “Amigos da Presidência” durante a preparação e discussão do Livro Branco da Segurança Alimentar da Comissão Europeia publicado em 2000.

Entre 2003 e 2005, integrou o Conselho Científico da Agência para a Qualidade e Segurança Alimentar Portuguesa e até 2011 foi membro do Conselho Executivo da Associação Internacional EuroFIR AISBL, além de perito nacional nos grupos de trabalho da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) Expert Group Chemical Occurrence e Expert Group on Food Consumption Data.

O extraordinário contributo que deu ao longo da sua carreira ao serviço da saúde pública passa também pela participação em inúmeros projetos internacionais, publicação de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, assim como pela apresentação de comunicações em reuniões nacionais e internacionais e organização de numerosas ações de formação para qualificação de profissionais de saúde. Em 2012, por ocasião da celebração do Dia Mundial da Saúde, Maria Antónia Calhau foi distinguida com a Medalha de Ouro dos Serviços Distintos do Ministério da Saúde.