CHUCB recebe menção honrosa: Projeto de telemonitorização de doentes com ICC premiado

23/10/2018

O projeto «Telemonitorização de doentes com insuficiência cardíaca crónica (ICC)» do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) recebeu uma menção honrosa, no âmbito de uma candidatura apresentada ao Prémio «Healthcare Excellence», promovido pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares.

A iniciativa pretende distinguir projetos de melhoria da qualidade dos serviços prestados aos utentes que tenham resultado numa melhoria do acesso, eficiência, segurança ou resultados obtidos na prestação de cuidados de saúde.

Este projeto, pioneiro no Serviço Nacional de Saúde, faz parte de um sistema integrado de acompanhamento de doentes referenciados com ICC, e que, além da já referida telemonitorização, inclui tratamentos de reabilitação cardíaca e medição dos resultados em saúde.

Tem como principais objetivos a deteção precoce de complicações ou episódios de descompensação e a melhoria da evolução da doença, monitorizando a adesão ao tratamento e seus efeitos, prevenindo hospitalizações e reduzindo custos em saúde.

Atualmente existem 31 doentes telemonitorizados e que são acompanhados continuamente nos seus domicílios, onde realizam diariamente medições de diversos parâmetros, o que permite detetar precocemente alterações na sua condição de saúde e atuar atempadamente.

A cada utente é entregue um kit de monitorização, um tablet e um conjunto de equipamentos de medição (oxímetro, termómetro, esfigmomanómetro, balança e pedómetro/monitor de atividade física). É garantido acompanhamento inicial e formação no uso e colocação dos referidos dispositivos médicos.

A monitorização das medições efetuadas pelos doentes é supervisionada diariamente por um Centro de Triagem e Monitorização que, além da verificação dos dados, tem implementado um protocolo personalizado, criado pelos médicos do CHUCB, para fazer a despistagem de sintomas de alerta para a evolução do estado da ICC.

Até ao momento, a telemonitorização domiciliária provou ter efeitos positivos na diminuição do recurso aos meios hospitalares e na melhoria da qualidade de vida dos doentes. Após o primeiro ano de implementação, os resultados de saúde alcançados são evidenciados pela diminuição de internamentos e de episódios de urgência.

O projeto reforça a ligação entre profissionais de saúde e doentes, aumentando a capacidade de monitorização remota do doente e uma gestão personalizada de casos de alto risco/crónicos, através do acesso a mais e melhor informação sobre a evolução do estado de saúde do doente, verificando-se, assim, uma efetiva melhoria da informação clínica.

Uma das características diferenciadoras deste programa está relacionada com o papel ativo do doente, passando o próprio a reconhecer/identificar o seu estado de saúde, o que tem impacto efetivo no seu estilo de vida e na autogestão da sua condição crónica.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira – http://www.chcbeira.pt/