Dia Mundial da Polio – 24 de outubro

Dia Mundial da Polio - 24 de outubro

Comemora-se a 24 de outubro o Dia Mundial da Polio. A Comissão para a Certificação da Erradicação da Poliomielite da Região Europeia da Organização Mundial da Saúde considera que Portugal tem baixo risco de importação desta doença, de acordo com a última avaliação anual efetuada.

Mais de 30 anos volvidos, a poliomielite já não assusta pais, nem filhos. Hoje, são poucas as pessoas que se lembram da doença e das marcas que deixava para toda a vida. O caminho para a eliminação da poliomielite em Portugal iniciou-se com uma maciça campanha de vacinação em 1965. Desde então, têm sido mantidos elevados níveis de cobertura vacinal resultantes da aplicação do Programa Nacional de Vacinação.

A avaliação positiva da Comissão para a Certificação da Erradicação da Poliomielite da Região Europeia da Organização Mundial da Saúde, agora conhecida, resulta da conjugação de vários fatores, entre os quais a Direção-Geral da Saúde destaca a existência de excelentes taxas de cobertura vacinal contra a poliomielite, a existência de um sistema nacional de vigilância epidemiológica adequado para monitorização de casos de paralisia flácida aguda, e ainda a resposta atempada dos serviços de saúde perante um eventual caso importado.

A forte aposta no Programa Nacional de Erradicação da Poliomielite coordenado pela Direção-Geral da Saúde e a articulação com os serviços de saúde têm sido fundamentais para este sucesso. Mas, é preciso dar continuidade ao trabalho desenvolvido pois a doença está oficialmente eliminada em Portugal e na Europa desde 2002, no entanto, continua a registar-se a circulação de vírus em alguns países da África e da Ásia.

A vacinação é a melhor medida preventiva para reduzir o risco de circulação do vírus da poliomielite, a nível mundial e a única que permite erradicar a doença do Planeta.