Aposta na consulta externa: Novo projeto do CHTMAD para melhorar acesso dos utentes

30/10/2018

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) aposta num novo projeto que vai melhorar o acesso à Consulta Externa. O investimento ronda os 245 mil euros, sendo 85% do valor comparticipado por fundos comunitários.

O CHTMAD candidatou-se a um projeto de concessão de comparticipação financeira do Fundo Social Europeu (COMPETE 2020), no âmbito da operação SATDAP – Capacitação da Administração Pública e a candidatura foi aprovada em julho deste ano.

A dispersão geográfica das diferentes unidades hospitalares do CHTMAD e a dispersão interna das áreas afetas ao serviço de Consulta Externa causam alguns constrangimentos que, inevitavelmente, atingem o utente na sua mobilidade, tempos de resposta, comodidade e bem-estar. Os profissionais também são atingidos por esta disfunção organizacional, que se reflete na produtividade.

O projeto de intervenção visa simplificar o acesso dos utentes aos serviços da Consulta Externa, com um plano estruturado e estrategicamente definido, com vista à melhoria contínua dos cuidados de saúde prestados à população.

Desta forma será possível, através de um estudo rigoroso, a identificação das lacunas existentes, bem como a definição de novos procedimentos que possam, efetivamente, acrescentar valor no que diz respeito ao desempenho da Consulta Externa.

A intervenção passará por diferentes etapas, todas elas monitorizáveis e fundamentais para a otimização do serviço, nomeadamente, a reorganização de processos, a revisão dos fluxos de utentes e profissionais, a reestruturação dos espaços físicos, o desenvolvimento de novas normas e procedimentos, a definição de novos padrões culturais e comunicacionais, a implementação de novos hábitos para fomentar a eliminação de desperdício, a rentabilização de recursos, o incentivo da melhoria através da inovação e a criação de um trabalho multidisciplinar, onde todos os intervenientes têm um papel fundamental.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE – http://www.chtmad.min-saude.pt