Consulta Aberta no Médio Tejo: Abrantes com valência disponível a partir de hoje

30/10/2018

A Consulta Aberta, modalidade que o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) implementou desde 2016, tem o seu início a 30 de outubro, na Unidade Hospitalar de Abrantes.

Uma antecipação face aos anos anteriores, uma vez que estão em curso obras com o objetivo de garantir condições de segurança e qualidade clínica a utentes e profissionais do Serviço de Observação da Urgência Médico-Cirúrgica.

A Consulta Aberta vai funcionar durante o período das obras, todos os dias úteis, das 18h30 às 22 horas, no espaço da Consulta Externa, na Unidade Hospitalar de Abrantes.

Após a conclusão desta fase de intervenção, a Consulta Aberta funcionará, como nos anos anteriores, às segundas, terças, quintas e sextas.

A Consulta Aberta foi criada com o objetivo de descongestionar a Urgência Médico-Cirúrgica, permitindo que a equipa de saúde fique mais liberta para o atendimento dos casos emergentes e urgentes.

Esta valência destina-se a doentes não urgentes, que podem optar por esta modalidade ao invés do Serviço da Urgência Médico-cirúrgica.

Na Unidade Hospitalar de Torres Novas, a Consulta Aberta tem início previsto no dia 12 de novembro.

Na Unidade Hospitalar de Tomar está ainda a ser equacionada a abertura da Consulta Aberta, pois o Serviço de Urgência tem reforço de mais um médico na equipa permanente.

Na Consulta Aberta disponibilizada pelo CHMT, os doentes são avaliados em consulta de enfermagem e em consulta médica, tendo acesso igualmente aos meios de diagnóstico que o médico entenda serem necessários, tal qual como no Serviço de Urgência.

A Consulta Aberta é um complemento ao Plano de Contingência à Gripe que se manterá em funcionamento durante a sua vigência é dirigida a todos os utentes da área geográfica de referência do Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE – Notícias