Melhoria dos cuidados de saúde: Plano estratégico do CH Leiria prevê reforço de valências médicas

30/10/2018

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) apresentou o projeto estratégico 2018-2022, que defende o reforço de recursos humanos e de valências médicas para assegurar o acesso atempado aos cuidados de toda a população na sua área de influência, o que implica colocar em ação medidas como o reforço do internamento, da área ambulatória e dos serviços de apoio.

Aposta no crescimento, modernização, diversificação, maior integração na região e na rede de cuidados de saúde, e diferenciação, são algumas das linhas definidas pelo CHL no documento.

«Com este documento, de forma sistematizada, detalhamos o caminho percorrido e o desenvolvimento futuro que a comunidade que servimos necessita, e que nos cumpre assegurar de forma organizada, estruturada e integrada nas redes de cuidados de saúde», explica o Presidente do Conselho de Administração do CHL, Helder Roque. «Queremos criar uma dinâmica de planeamento de desenvolvimento estratégico, que concretize um novo ciclo para o CHL, na medida em que, sendo o futuro cada vez mais presente, é necessário identificar e prosseguir, claramente, as orientações e objetivos estratégicos que devem orientar as nossas ações», sublinha.

O Projeto Estratégico 2018-2022 baseia-se num trabalho aprofundado sobre a envolvente, das necessidades dos utentes, e da própria evolução do CHL, para avançar com os objetivos futuros e as linhas que orientarão a atuação do Centro Hospitalar nos próximos anos. O documento surge da importância do planeamento numa instituição de saúde com clara vocação regional, que integra os hospitais de Alcobaça, Leiria e Pombal e que serve uma vasta região (565,09 Km2), com uma população significativa (400.000 habitantes), em que se combina uma parte de utentes muito idosa e outra muito jovem e laboriosa, e em que é absolutamente crítico garantir o desenvolvimento sustentável, a todos os níveis.

O CHL apresenta oito eixos estratégicos fundamentais que nortearão a sua atuação entre 2018 e 2022, e que refletem a visão renovada e atualizada para esta instituição. O CHL como unidade hospitalar de referência de toda a população da sua área de influência é o primeiro desses eixos, que implica colocar em ação medidas como o reforço do internamento, da área ambulatória e dos serviços de apoio.

Viste:

Centro Hospitalar Leiria – http://www.chleiria.pt/