Dia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge: é já na próxima semana

imagem do post do Dia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge: é já na próxima semana

02-11-2018

É já na próxima sexta-feira, 9 de novembro, que o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge assinala o seu dia, com um conjunto de iniciativas que terão lugar nas suas instalações em Lisboa. O programa das comemorações tem como ponto alto a realização da Conferência-debate “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no Quadro da Saúde Global: Os pobres morrem mais cedo”, que será proferida pelo Professor Doutor Adriano Moreira.

A Conferência-debate contará com um painel de discussão, constituído por Félix Rosenberg (Secretário Executivo da Rede de Institutos Nacional de Saúde Pública da CPLP), Gonçalo Teles Gomes (Vice-Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua), José Martins Nunes (Alto Comissário para a Saúde Global) e Manuel Lapão (Diretor de Cooperação da CPLP). Este painel de discussão terá como moderador José Maria Albuquerque, vogal do Conselho Diretivo do Instituto Ricardo Jorge.

programa das comemorações prevê ainda a realização de uma sessão solene de homenagem a colaboradores do Instituto Ricardo Jorge com 30 ou mais anos de serviços e a inauguração da exposição de pintura “Retratos de Viagem: Da Imagem ao Pensamento…”, da autoria de Carlos Pinto (diretor do Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira, no Porto). O evento será transmitido, através de videoconferência, para o Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira.

Fundado em 1899 pelo médico e humanista Ricardo Jorge, como braço laboratorial do sistema de saúde português, o Instituto Ricardo Jorge tem por missão contribuir para ganhos em saúde pública, para a definição de políticas de saúde e para o aumento da qualidade de vida da população. Dispõe de unidades operativas na sua Sede em Lisboa, em centros no Porto (Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira) e em Águas de Moura (Centro de Estudos de Vetores e Doenças Infeciosas Doutor Francisco Cambournac).