IPO | Agenda Solidária 2019: Projeto solidário conta com o testemunho de 12 figuras públicas

09/11/2018

A vida merece ser comemorada! É este o mote da Agenda Solidária Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa Francisco Gentil 2019, cujas receitas revertem para a instituição. O selecionador nacional de futebol, Fernando Santos, a escritora Alice Vieira e o comentador político Luís Marques Mendes, marcaram presença na apresentação deste projeto solidário, no dia 6 de novembro, em Lisboa.

No ano em que comemora 95 anos, o IPO Lisboa reuniu mais uma vez o testemunho de 12 figuras públicas, que partilharam uma história sobre um acontecimento das suas vidas que fazem questão de festejar.

O ambiente de partilha, cumplicidade e solidariedade marcou a apresentação da Agenda Solidária IPO 2019. No anfiteatro do Instituto estiveram o selecionador nacional de futebol, Fernando Santos, a escritora Alice Vieira e o comentador político Luís Marques Mendes. Os três falaram da sua participação no projeto, elogiaram o trabalho do IPO e louvaram o esforço e a dedicação dos profissionais desta casa aos doentes.

Este ano, a agenda é ilustrada por Marta Torrão e as verbas angariadas revertem para a construção do novo hospital de dia de oncologia e de hematologia. Melhorar as condições deste espaço é o principal objetivo, como refere João Oliveira, Diretor clínico do IPO: «Queremos que o IPO tenho um hospital de dia de fácil acesso, cómodo, confortável, com privacidade para doentes e familiares e boas condições para os profissionais, que cuidam dos doentes do IPO com gosto e dedicação.»

A escritora Alice Vieira conhece bem o IPO, que considera a «sua segunda casa.» Percorre os corredores do Instituto há três décadas. Quando foi desafiada para participar neste projeto solidário, não hesitou e aceitou prontamente. «É bom puder dar um testemunho positivo às pessoas. O medo do diagnóstico atinge muita gente. Gostava que esta agenda fosse muito vendida. O IPO precisa de todos!», afirmou.

Já o político Luis Marques Mendes quis marcar a sua participação neste projeto solidário com um testemunho forte sobre um episódio de doença súbita e grave da filha, um assunto que ainda o toca profundamente: «Foi um momento difícil da nossa vida, não desejo a ninguém. Vi o valor da solidariedade, dos médicos, dos enfermeiros, de muito boa gente…», referiu na apresentação da agenda. Aproveitou a ocasião para realçar a importância dos profissionais de saúde no tratamento dos doentes e no apoio às suas famílias.

Também o selecionador nacional é presença assídua no IPO, mas como acompanhante. Para Fernando Santos «era impossível encontrar uma razão para não aceitar o desafio do IPO e contar uma história. Tenho um sentimento muito profundo de gratidão porque há 14 anos que a minha mãe é acompanhada aqui. É tremendo porque o que é bom são as pessoas. Além dos serviços, onde não há nada a apontar, o bom são as pessoas.»

António Barreto (sociólogo), Carlos Fiolhais (professor universitário), Cristina Ferreira (apresentadora), Eduarda Abbondanza (designer de moda), José Gameiro (psiquiatra), Júlia Pinheiro (apresentadora), Laurinda Alves (jornalista), Maria Antónia de Almeida Santos (deputada) e Pedro Abrunhosa fecham a lista de personalidades que partilharam uma história inédita sobre um acontecimento das suas vidas que fazem questão de festejar.

Após a apresentação da Agenda Solidária IPO 2019, João Oliveira, Diretor clínico, e Sandra Gaspar, vogal do Conselho de Administração, acompanharam Fernando Santos e Marques Mendes numa visita ao internamento do Serviço de Oncologia Médica, onde conversaram com alguns doentes internados. A Federação Portuguesa de Futebol, que se fez representar pelo presidente Fernando Gomes e pelo antigo jogador de futebol João Vieira Pinto, atual Diretor do órgão federativo, entregaram cachecóis da equipa das quinas aos doentes.

A Agenda Solidária do IPO já vai na terceira edição e tem sido muito bem acolhida por doentes, familiares e pela sociedade, por autarquias e empresas que fazem questão de todos os anos se juntar ao IPO e dar o seu contributo através da aquisição de vários exemplares.

Numa altura em que se aproxima o Natal, a Agenda Solidária IPO 2019 é um excelente presente para oferecer. Pode adquirir a sua no próprio IPO, em www.livroshorizonte.pt (12,50€) ou nas livrarias e grandes superfícies de todo o país (13,90€).

Para saber mais, consulte:

Instituto Português de Oncologia de Lisboa – http://www.ipolisboa.min-saude.pt/