Ortopedia pediátrica do CHULC realiza Cirurgia pioneira em Portugal

21/11/2018

O Serviço de Ortopedia Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), realizou, no dia 20 de novembro, uma cirurgia inovadora de colocação de um implante intramedular mecatrónico (Fitbone).

Este é o primeiro implante a ser colocado, em Portugal, numa criança de 11 anos, para alongamento do membro inferior esquerdo.

A técnica apresenta inúmeras vantagens, em comparação com a utilizada até ao momento, permitindo a correção de deformidades e encurtamentos dos membros de forma mais rápida, eficaz e menos traumática para o paciente. Realiza-se, exclusivamente, no interior do osso, não envolvendo qualquer ferida para o doente (com exceção da necessária à colocação do mesmo), minimizando, assim, o risco de infeção durante o alongamento, iniciando precocemente as atividades diárias e melhorando a qualidade de vida e segurança da criança.

Esta tecnologia permite, em situações que até alguns anos atrás envolviam a utilização de fixadores externos, proceder ao alongamento dos membros mediante a colocação na cavidade medular de uma cavilha de alongamento através da realização de uma cirurgia minimamente invasiva, sendo este mecanismo, posteriormente, acionado externamente através de um dispositivo eletrónico de controlo.

A intervenção contou com a colaboração do Prof. Franck Accadbled, coordenador do Departamento de Ortopedia Pediátrica do Hôpital des Efants. em Toulouse. e da Enf. Nathalie Poussou, Enfermeira do Departamento de Ortopedia Pediátrica do mesmo hospital.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central > Notícias