Gripe: Mais de 850 mil pessoas vacinadas gratuitamente desde 15 de outubro

23/11/2018

Mais de 850 mil pessoas já se vacinaram contra a gripe gratuitamente, nas unidades de saúde ou em instituições como lares, unidades de cuidados continuados ou prisões, segundo estimativa da Direção-Geral de Saúde (DGS).

A vacinação contra a gripe em Portugal está em curso desde o dia 15 de outubro. O Serviço Nacional de Saúde (SNS) adquiriu cerca de um milhão e 450 mil vacinas.

Estas vacinas são enviadas para Portugal em várias remessas e, neste momento, todas as doses destinadas ao Serviço Nacional de Saúde já estão distribuídas ou em distribuição pelas centenas de pontos de vacinação do SNS.

De acordo com DGS, entidade do Ministério da Saúde com atribuições nesta matéria, a vacinação mantém-se, de uma forma global, ininterruptamente desde o início e estima-se que já se tenham vacinado gratuitamente no SNS, mais de 850 mil pessoas nas unidades de saúde ou em instituições como os lares, as unidades de cuidados continuados ou as prisões.

A gripe é uma doença contagiosa que, habitualmente, se cura espontaneamente, mas podem ocorrer complicações, particularmente em pessoas com doenças crónicas ou com 65 ou mais anos.

Os utentes  que pertençam aos grupos para os quais a vacina é gratuita, devem agendar a vacinação na sua unidade de saúde.

A Direção-Geral da Saúde recomenda: Vacine-se contra a gripe, preferencialmente, até final do ano.

Para saber mais, consulte:

DGS > Vacinação contra a gripe. Época 2018/2019