Comunicado DGS: Vacinação contra a gripe

Comunicado da Diretora-Geral da Saúde

Comunicado da Diretora-Geral da Saúde sobre vacinação contra a gripe em Portugal.


SNS administrou um milhão de vacinas desde 15 de outubro

Cerca de um milhão de doses de vacinas da gripe foram já administradas pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) desde 15 de outubro, gratuitamente, nos centros de saúde, além das cedidas para vacinação dos residentes em lares e outras instituições.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda a vacinação às pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e às pessoas com algumas doenças crónicas, grávidas, profissionais de saúde.

Se ainda não se vacinou e pertence a um dos grupos para os quais a vacina é gratuita, deverá agendar a vacinação na sua unidade de saúde.

Para os outros cidadãos, a vacina é adquirida nas farmácias, sob prescrição médica, com comparticipação de 37%. A receita médica emitida a partir de 1 de julho tem validade até 31 de dezembro de 2018.

A gripe é uma doença contagiosa que, habitualmente, cura espontaneamente. Mas, podem ocorrer complicações, particularmente em pessoas com doenças crónicas ou com 65 ou mais anos de idade. A vacinação é a melhor prevenção para evitar complicações da gripe.

Vacine-se contra a gripe, preferencialmente, até final do ano!

Para saber mais, consulte:

DGS > Notícias