I Conferência Cientistas em tournée – Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica – INSA

imagem do post do I Conferência Cientistas em tournée – Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica

07-12-2018

Peter Jordan, investigador do Departamento de Genética Humana do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, participa, dia 12 de dezembro, na “I Conferência Cientistas em tournée – Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica”, que terá lugar, no Teatro Thalia, em Lisboa. Esta será a primeira de quatro conferências que visam a apresentação pública dos 11 projetos de investigação que estão a ser desenvolvidos pelos cientistas Premiados Maratona da Saúde em várias áreas da biomedicina e financiados pela sociedade civil.

Peter Jordan foi um dos quatro cientistas vencedores da 1.ª edição dos prémios da Maratona da Saúde dedicada ao Cancro, em 2014, com o projeto “Adaptabilidade das células tumorais a um microambiente inflamatório tridimensional através da variação no seu programa genético”. Este trabalho teve como objetivo a reconstrução em laboratório de um ambiente celular pro-inflamatório e a identificação das alterações produzidas por estes estímulos pro-inflamatórios no programa genético das células tumorais cultivadas nestas condições.

A equipa liderada por Peter Jordan encontra-se agora analisar bioinformaticamente os resultados obtidos por esta investigação, de forma a encontrar novos marcadores que permitam uma melhor monitorização do desenvolvimento tumoral. Os investigadores do Instituto Ricardo Jorge pretendem também identificar novos alvos terapêuticos para inibir o efeito que a inflamação exerce na promoção tumoral.

Nesta primeira conferência, os cinco cientistas premiados pela Maratona da Saúde que desenvolvem os seus projetos na região de Lisboa irão explicar ao público em geral o progresso da sua investigação ou, para os que foram financiados mais recentemente, mostrar o que tencionam desenvolver com o financiamento atribuído pela Maratona da Saúde. Para além dos investigadores convidados, a iniciativa contará também com o testemunho e a participação de vários casos de vida numa mesa redonda que promoverá um envolvimento mais direto entre pacientes e cientistas.

Promovida pela Maratona da Saúde com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a “I Conferência Cientistas em tournée – Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica” é aberta ao público, mas carece de confirmação de presença. As próximas Conferências vão decorrer no Porto, Coimbra e Faro, em datas a anunciar brevemente.

Maratona da Saúde é uma associação sem fins lucrativos de utilidade pública, que tem como missão contribuir para o aumento da literacia na área da saúde, sensibilizar para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamentos inovadores em doenças com extremo impacto social e apoiar a investigação biomédica de excelência em Portugal através dos Prémios Maratona da Saúde. Os temas escolhidos para as edições da Maratona da Saúde estão relacionados com doenças que afetam grande parte da humanidade e cuja investigação é crucial.