Abertura das candidaturas à 11.ª edição do Mestrado Integrado em Medicina 2019-2020 – Universidade do Algarve


«Aviso n.º 18675/2018

Por despacho de 02 de novembro de 2018, da Pró-Reitora, Professora Doutora Maribela Fátima de Oliveira Pestana Correia, foi aprovado o edital de abertura da 11.ª edição do Mestrado Integrado em Medicina, referente ao ano letivo de 2019/2020 (Registo n.º R/B-Cr 121/2009, da DGES), que abaixo se publica:

1 – Vagas:

1) Número de vagas e número mínimo de inscrições para o funcionamento do curso para a edição do ano letivo 2019/2020: 48

2 – Condições de candidatura:

I) Podem candidatar-se ao curso de Medicina os titulares de, pelo menos, um diploma de 1.º ciclo (licenciatura) ou equivalente legal ou de um ciclo de estudos integrado (no caso de cursos de Mestrado Integrado), de acordo com as seguintes condições:

i) Aceitam-se licenciaturas/mestrados integrados nas áreas de ciências da natureza, ciências da saúde e afins ou ciências exatas. As competências associadas a estas licenciaturas/mestrados integrados deverão permitir a creditação de um mínimo de 120 ECTS de acordo com formulário anexo.

ii) A classificação mínima da licenciatura/mestrado integrado tem de ser 14 valores. Excetuam-se os candidatos detentores de um diploma de 3.º ciclo (doutoramento), aos quais não é exigida nota mínima ao nível da licenciatura ou mestrado integrado. Aceitam-se ainda candidatos com média final de 13 valores, desde que tenham um mínimo de 5 anos de experiência profissional na área da licenciatura/mestrado integrado.

iii) Se o grau académico tiver sido obtido no estrangeiro, é obrigatória a apresentação de comprovativo de obtenção de equivalência legal de habilitações estrangeiras por uma universidade portuguesa, de acordo com o Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho ou Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro. (consulte https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/equivalencia-reconhecimento?plid=374 ou https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/registo-de-diploma?plid=374)

II) Para candidatos estrangeiros cuja língua materna não seja Português é indispensável fluência em Português escrito e falado.

III) Os candidatos terão de demonstrar experiência profissional ou experiência em voluntariado de acordo com a minuta disponibilizada para o efeito, sendo que:

i) Por voluntariado entende-se o disposto no artigo 2.º, da Lei n.º 71/98, de 3 de novembro. Para efeito de candidatura, apenas serão aceites ações de voluntariado que envolvam contacto contínuo e prolongado com grupos sociais vulneráveis em condições adversas. Não serão consideradas ações ou estágios voluntários que estejam inseridos dentro da estrutura curricular ou que sejam realizados no âmbito da aquisição de novas competências. Não serão aceites, ainda, as seguintes ações:

1 – Participação em grupos de Escuteiros;

2 – Participação no Banco Alimentar contra a Fome;

3 – Catequese;

4 – Participação em Rastreios;

5 – Participação em Colónias de Férias;

6 – Explicações ou apoio escolar;

7 – Participação em ações de formação ou sensibilização;

8 – Atividades de gestão.

ii) Estágios curriculares ou profissionais no âmbito da licenciatura ou do mestrado integrado ou destinados à aquisição de novas competências não serão considerados como experiência profissional.

iii) O período de duração mínimo exigido de voluntariado é de 12 meses, com regularidade semanal, num mínimo de 1h/semana.

iv) O período de duração mínimo exigido de experiência profissional é de 6 meses.

IV) A data a considerar para efeito de cumprimento dos requisitos de candidatura corresponde ao último dia do prazo estipulado para formalização das candidaturas.

3 – Prazos de candidatura e seleção:

I) Período de candidaturas: de 3 de dezembro de 2018 a 18 de janeiro de 2019.

II) Seleção dos candidatos:

A classificação, para efeitos de seriação, será calculada de acordo com o exposto no Regulamento de Candidatura e Seleção do Curso de Mestrado Integrado de Medicina, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 227, 25 de novembro de 2016. A seriação realizar-se-á em duas etapas:

a) Provas para avaliação das aptidões cognitivas e de conhecimentos da língua inglesa:

a1) Data e local de realização das provas: serão anunciadas em http://dcbm.ualg.pt e afixadas nas instalações do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina (DCBM), sito no átrio do edifício 2 do Campus de Gambelas da Universidade do Algarve.

b) Minientrevistas:

b1) N.º candidatos admitidos às Minientrevistas: 105

b2) Data e local de realização das Minientrevistas: serão anunciados em http://dcbm.ualg.pt e afixados nas instalações do DCBM.

4 – Formalização da candidatura:

I) A candidatura deverá ser formalizada mediante o preenchimento de formulário específico para o efeito, disponível em http://dcbm.ualg.pt, dentro do prazo fixado no ponto 3.

II) Requer pagamento de taxa de candidatura no valor de 50 euros.

III) A formalização da candidatura deverá integrar os originais ou cópias autenticadas por notário ou outra entidade legalmente competente, dos seguintes documentos:

i) Curriculum Vitae;

ii) Certificado de conclusão do grau com indicação de média final da licenciatura ou do mestrado integrado. Em caso de grau estrangeiro, é da responsabilidade do candidato a apresentação da média final já devidamente convertida pelas entidades competentes, na escala em vigor no Ensino Superior em Portugal;

iii) Certificado de habilitações com listagem das disciplinas (unidades curriculares) da licenciatura ou do mestrado integrado, onde conste as classificações e ECTS (ou unidades equivalentes a graus pré-Bolonha). Poderão ser solicitados os conteúdos programáticos das unidades curriculares;

iv) Certificado de habilitações do mestrado ou doutoramento (se aplicável), nos mesmos termos da alínea anterior;

v) Carta de motivação;

vi) Cartão de cidadão ou outro documento de identificação;

vii) Declarações de entidades de voluntariado conforme minuta disponibilizada para o efeito, e/ou entidades empregadoras onde conste a seguinte informação: entidade (ou responsável), tarefas e duração (início e fim do período);

viii) Se o grau académico tiver sido obtido no estrangeiro, é obrigatória a apresentação de documento comprovativo de obtenção de equivalência legal de habilitações estrangeiras por uma universidade portuguesa, de acordo com o Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho ou Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro.

IV) A candidatura é válida apenas para o ano letivo a que respeita.

V) As omissões e/ou erros cometidos no preenchimento do boletim de candidatura são da exclusiva responsabilidade do candidato.

VI) A admissão dos candidatos à primeira fase do processo de seleção está sujeita ao pagamento obrigatório de uma taxa de inscrição no valor de 175 euros. A divulgação dos resultados, bem como a forma e prazo de pagamento da taxa de inscrição serão disponibilizados em http://dcbm.ualg.pt e afixados nas instalações do DCBM.

VII) A não comparência às provas de seleção ou a desistência em qualquer etapa do processo não conferem o direito ao reembolso das taxas de candidatura e/ou inscrição pagas.

5 – Período de matrícula em 2019/2020:

Previsivelmente, 1.º período: 22 de julho a 2 de agosto; 2.º período: 26 de agosto a 4 de setembro de 2019. Estas datas poderão ser alteradas. A informação estará disponível em http://dcbm.ualg.pt e afixada nas instalações do DCBM.

6 – Funcionamento:

O curso iniciará no ano letivo 2019-2020, previsivelmente em 2 de setembro de 2019.

7 – Período de funcionamento:

O curso funcionará de segunda a sexta -feira, das 08:30 às 19:00, em horário detalhado a fixar.

8 – Plano de estudos:

Consultar o endereço http://dcbm.ualg.pt/pt/content/mestrado-integrado-em-medicina

9 – Propinas:

É devido o pagamento de propinas no valor que for fixado para o 1.º ciclo e Mestrados Integrados, nos t ermos previstos no artº. 16.º da Lei n.º 37/2003, de 22 de agosto com as devidas alterações introduzidas pela Lei n.º 49/2005 de 30 de agosto, por força do disposto no n.º 1 do artigo 27.º do Decreto-Lei n.º 65/2018, de agosto.

10 – Regulamento de Candidatura e Seleção ao Curso de Mestrado Integrado em Medicina:

Disponível em http://dcbm.ualg.pt/pt/content/mestrado-integrado-em-medicina

11 – Informações complementares: Solicitar por email, através do endereço medicina@ualg.pt

02.11.2018. – A Pró-Reitora, Maribela Fátima de Oliveira Pestana Correia.»