ARSLVT | Últimas USF de 2018 abrem no Lumiar e em Odivelas

26/12/2018

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) vai assinalar o início de atividade das duas últimas unidades de saúde familiar (USF) de 2018 na região amanhã, 27 de dezembro, com a visita do Presidente, Luís Pisco.

Pelas 15 horas, a visita decorrerá na USF D. Amélia de Portugal, no Lumiar. Pelas 16 horas será a vez da USF Mosteiro, em Odivelas.

Integrada no Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa Norte, a USF D. Amélia de Portugal vai abranger 12.250 utentes e será constituída por 7 médicos de família, 7 enfermeiros e 5 secretários clínicos. Tem por missão a prestação de cuidados de saúde personalizados à população inscrita, garantindo a acessibilidade, a globalidade, a qualidade e a continuidade desses cuidados.

A designação da USF D. Amélia de Portugal advém da localização prevista para a unidade de saúde, a ser instalada no Parque da Saúde Pulido Valente, logo que finalizarem as obras em curso e se proceder ao equipamento do espaço. Nesta fase, ficará alojada no Centro de Saúde do Lumiar. O horário de funcionamento será das 8 às 20 horas.

A USF Mosteiro está sediada no piso térreo da nova unidade de saúde de Odivelas, que também vai alojar a equipa da conhecida USF Cruzeiro. O edifício foi construído de raiz, em parceria com a Câmara Municipal de Odivelas.

Integrada no Agrupamento de Centros de Saúde Loures-Odivelas, a USF Mosteiro vai abranger cerca de 13.300 utentes e é constituída por 8 médicos, 8 enfermeiros e 3 assistentes técnicos. Com o  horário de funcionamento das 8 às 20 horas, «a unidade propõe-se a melhorar a resposta à população através de um modelo funcional mais flexível e de instalações adaptadas aos mais recentes standards dos cuidados de saúde primários», revela a ARSLVT.

Visite:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo – http://www.arslvt.min-saude.pt/