30 novas USF em 2018: Abertura de novas unidades reforça cobertura assistencial

28/12/2018

As Unidades de Saúde Familiar (USF) Lindo Vale, em Paranhos, no Porto, e Vendas Novas, no Alentejo, iniciam atividade esta sexta-feira, dia 28 de dezembro. Com a entrada em funcionamento destas duas unidades, o Governo cumpre o objetivo estipulado de abertura de 30 USF em 2018. Este ano também se concretizou, como prevista, a transição de 20 USF modelo A para modelo B.

Estão assim atingidas as metas estabelecidas para 2018 no âmbito do programa de Governo, que assumiu como prioridade a expansão e melhoria da rede de Cuidados de Saúde Primários, através da criação de 100 novas USF até ao final da legislatura, assegurando por esta via a atribuição de médicos de família a mais 500 mil habitantes.

Dando seguimento ao trabalho desenvolvido neste sentido, a abertura das referidas unidades reforça ainda o cumprimento de outro objetivo estabelecido para este ano: a atribuição de médico de família a cerca de 94% da população. Atualmente quase 9,5 milhões de cidadãos já têm médico de família.

O Ministério da Saúde reafirma o empenho em robustecer a rede de Cuidados de Saúde Primários, não só pela ampliação da resposta ao nível de USF, como pelo reforço de contratação de médicos de família.

As USF Lindo Vale e Vendas Novas darão cobertura, potencialmente, a mais de 17 mil utentes.

Lisboa, 28 de dezembro de 2018