Certificado como Centro ERAS: Hospital Fernando Fonseca mais eficaz na cirurgia colo-rectal

28/12/2018

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) foi oficialmente certificado pela ERAS Society  como Centro ERAS® (Enhanced Recovery After Surgery – Recuperação Melhorada Após Cirurgia) para Cirurgia Major Colo-Rectal.

Trata-se da primeira certificação do género atribuída a um hospital do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e visa premiar a eficácia no restabelecimento dos doentes submetidos a cirurgias colo-rectais.

A implementação do Programa ERAS para Cirurgia Colo-Rectal realizou-se ao longo de nove meses, através de um programa formativo complexo e rigoroso, com um processo de auditoria contínuo. Durante este período modificaram-se circuitos e procedimentos, através da execução de protocolos de atuação.

A certificação obtida assentou na avaliação feita ao projeto hospitalar com envolvimento de uma equipa multidisciplinar que incluiu vários serviços clínicos: Cirurgia Geral, Anestesiologia, Medicina Física e Reabilitação, Serviço de Dietética, Medicina Intensiva, Serviço de Pneumologia, Grupo de Enfermagem de Estomaterapia, Farmácia e Bloco Operatório. Também os serviços não clínicos permitiram a criação de condições para a operacionalização deste projeto, nomeadamente a Consulta Externa, a Comissão de Informatização Clínica e o Serviço de Logística e Gestão Hospitalar.

Em termos práticos, é uma abordagem multidisciplinar, multimodal e baseada na evidência, que permite uma resposta otimizada à agressão cirúrgica. Assim que o doente é proposto para cirurgia, inicia-se um programa de pré-habilitação, com exercícios específicos, suplementação nutricional, e otimização médica, com integração do doente nos cuidados através da sua educação em relação à jornada perioperatória.

Este programa perioperatório permite uma recuperação mais rápida e com maior qualidade, permitindo um retorno mais célere às atividades diária e o resgate do estádio pré-doença.

A implementação do Programa ERAS levou a uma redução da duração do internamento de 62,8%, através de um cumprimento protocolar de 79,8%. O objetivo maior é atingir uma redução das complicações severas na ordem dos 30%. Adicionalmente, este projeto permitiu a otimização de procedimentos, com melhoria da utilização de recursos.

Atualmente, todos os doentes propostos para cirurgia colo-rectal serão tratados de acordo com esta abordagem, independentemente da sua faixa etária ou co morbilidades.

Trata-se de um projeto de grande impacto clínico que constitui o futuro em termos de abordagem perioperatória.

Para saber mais, c

Para saber mais, consulte:

Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca – http://hff.min-saude.pt/