Saúde Mental | Violência doméstica: Casa abrigo para vítimas com doença mental abre em Viseu

05/02/2019

A primeira casa-abrigo com acolhimento diferenciado para mulheres vítimas de violência doméstica com doença mental foi inaugurada esta segunda-feira, dia 4 de fevereiro, em Viseu, com o objetivo de as ajudar a construir um novo projeto de vida.

A valência foi inaugurada pela Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, que, na ocasião, sublinhou a importância deste projeto pioneiro a nível nacional, que será destinado para «situações onde precisamos de retirar as vítimas da sua zona de conforto, que infelizmente não são as suas casas, e protegê-las».

A governante reitera o caráter especializado da valência, que trata de mulheres cujas doenças mentais já tinham sido diagnosticadas antes de sofrerem violência doméstica ou tenham já resultado da sua condição de vítima, numa iniciativa que levou à celebração de um protocolo entre a entidade gestora Casa do Povo de Abraveses e o Centro Hospitalar Tondela-Viseu.

Casa abrigo com capacidade para dez pessoas

A casa abrigo de Viseu, com capacidade para acolher dez utentes, incluindo os filhos menores ou maiores com deficiência na sua dependência, contará com 112 mil euros por ano de financiamento direto e será destinada a mulheres vítimas de violência doméstica com doença mental.

A equipa é constituída por uma médica psiquiatra, um enfermeiro especialista na área da doença mental, um psicólogo, uma assistente social e auxiliares de ação direta com formação na área.

Trata-se de um projeto-piloto e pioneiro a nível nacional, apoiado pela secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e gerido pela Casa do Povo de Abraveses.