Participação em Saúde: CNS promove seminário, dia 7, na  Fundação Calouste Gulbenkian

06/02/2019

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) promove, no dia 7 de fevereiro de 2018, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o seminário «Participação em Saúde – A Experiência dos Conselhos Nacionais de Saúde», para debater, com especialistas nacionais e internacionais, estratégias e ações para promover a participação dos cidadãos na definição das políticas de saúde em Portugal.

De acordo com a organização, o seminário apresentará uma visão internacional do tema da participação dos cidadãos, através das perspetivas de especialistas da Organização Mundial da Saúde -Europa, do European AIDS Treatment Group e do European Patients’ Forum.

Serão ainda conhecidas as experiências de outros conselhos de saúde, ou estruturas similares, como o Conselho Nacional de Saúde do Brasil, o Healthwatch England, no Reino Unido, e o comité consultivo regional para a qualidade dos serviços, da região Emilia-Romagna, em Itália.

A participação dos cidadãos é atualmente um tema recorrente nas agendas nacionais e na legislação que estrutura os sistemas de saúde de vários países europeus.

Criado em 2016, o Conselho Nacional de Saúde tem por missão proporcionar a participação de várias entidades científicas, sociais, culturais e económicas, na procura de consensos alargados relativamente à política de saúde.

Para saber mais, consulte: