Dia Nacional do Doente Coronário: INEM encaminhou 731 doentes através da Via Verde Coronária

14/02/2019

Por ocasião do Dia Nacional do Doente Coronário, que se assinala a 14 de fevereiro, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) divulga o registo, em 2018, de 731 casos de Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM) encaminhados através da Via Verde Coronária, mais 48 casos do que no ano anterior.

Os distritos com maior número de doentes encaminhados pelo INEM através da Via Verde Coronária foram Lisboa e Porto, com 164 casos cada. Os dados disponíveis revelam ainda o encaminhamento de 71 casos no distrito de Setúbal, 71 em Faro e 44 em Braga.

A estatística referente a 2018 indica que o sexo masculino é a principal vítima do EAM, apresentando um número significativo de 553 casos.

Dor no peito de início súbito, com ou sem irradiação ao membro superior esquerdo, costas ou mandíbula, suores frios intensos, acompanhados de náuseas e vómitos, são alguns dos sinais que podem indicar um EAM. O reconhecimento precoce dos sinais e sintomas é fundamental e deve motivar o contacto com o 112. Esta é a via preferencial, uma vez que reduz o intervalo de tempo até ao início da avaliação, diagnóstico, terapêutica e agilização do transporte para a unidade hospitalar mais adequada.

O INEM encaminha as vítimas de EAM para os hospitais adequados através desta Via Verde, permitindo um tratamento mais rápido e eficaz nas unidades de cuidados intensivos coronários ou salas de hemodinâmica. O encaminhamento dos doentes através desta Via Verde é feito com base em critérios clínicos específicos, visando o rápido tratamento de determinados tipos de EAM em que há necessidade da realização de cateterismo cardíaco.

O EAM é uma das principais causas de morte em Portugal, ocorrendo quando se dá uma interrupção súbita do fluxo de sangue nas artérias do coração (coronárias) prolongada e total ou quase total, que só é confirmado após a realização de um eletrocardiograma (ECG). Realização de exames médicos de rotina, os hábitos de vida saudáveis, a prática de desporto de forma regular, evitar o tabaco e a vida sedentária são algumas das formas de prevenção eficazes e acessíveis a todo o cidadão.

Existem alguns conselhos importantes para proceder perante a suspeita de um EAM: além de ligar 112, manter uma atitude calma, sentar o doente, evitar que este faça qualquer tipo de esforço físico como levantar-se, caminhar ou até falar. Estes procedimentos simples podem estabilizar a evolução do EAM.

Para saber mais, consulte:

Instituto Nacional de Emergência Médica – https://www.inem.pt/