Concurso Comunicar Saúde: candidaturas abertas

imagem do post do Concurso Comunicar Saúde: candidaturas abertas

15-02-2019

Promovido pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, o concurso “Comunicar Saúde” pretende apoiar projetos que respondam de forma efetiva e inovadora à necessidade de melhorar a comunicação da informação médica como forma de promover a literacia em saúde dos cidadãos. Podem apresentar candidaturas instituições de ensino superior, unidades de investigação e desenvolvimento, sociedades científicas, associações sem fins lucrativos com atividade relevante na área e associações de apoio a doentes.

Os projetos, que terão a duração máxima de dois anos, deverão evidenciar parcerias com instituições envolvendo profissionais da área da saúde que, direta ou indiretamente, interajam com a população, numa perspetiva de partilha de conhecimentos. As ações de promoção da literacia em saúde realizadas nos projetos “Comunicar Saúde” deverão contribuir para a promoção da literacia em saúde dos cidadãos e para a aquisição de competências de comunicação que facilitem a interação, direta ou mediada, entre a comunidade de profissionais e o público em geral.

Cada entidade pode propor apenas uma candidatura. As candidaturas podem ser submetidas por consórcios integrando diferentes entidades, sendo elegíveis meios de comunicação social e outros parceiros para disseminação do projeto e seus resultados. A apresentação de candidaturas pode ser feita até 11 de março, em formulário on-line próprio, submetidas através do site da Ciência Viva.

A adoção de comportamentos protetores da saúde, de prevenção da doença e os autocuidados pressupõem uma correta assimilação da informação médica pelos cidadãos, através de um diálogo claro e participado. Segundo a Organização Mundial da Saúde, literacia em saúde são “competências cognitivas e sociais e a capacidade dos indivíduos para ganharem acesso a compreenderem e a usarem informação de formas que promovam e mantenham boa saúde”.


Candidaturas podem ser submetidas até 11 de março

Promovido pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, o concurso «Comunicar Saúde» pretende apoiar projetos que respondam de forma efetiva e inovadora à necessidade de melhorar a comunicação da informação médica como forma de promover a literacia em saúde dos cidadãos. Podem apresentar candidaturas instituições de ensino superior, unidades de investigação e desenvolvimento, sociedades científicas, associações sem fins lucrativos com atividade relevante na área e associações de apoio a doentes.

Os projetos, que terão a duração máxima de dois anos, deverão evidenciar parcerias com instituições envolvendo profissionais da área da saúde que, direta ou indiretamente, interajam com a população, numa perspetiva de partilha de conhecimentos. As ações de promoção da literacia em saúde realizadas nos projetos «Comunicar Saúde» deverão contribuir para a promoção da literacia em saúde dos cidadãos e para a aquisição de competências de comunicação que facilitem a interação, direta ou mediada, entre a comunidade de profissionais e o público em geral.

Cada entidade pode propor apenas uma candidatura. As candidaturas podem ser submetidas por consórcios integrando diferentes entidades, sendo elegíveis meios de comunicação social e outros parceiros para disseminação do projeto e seus resultados. A apresentação de candidaturas pode ser feita até 11 de março, em formulário on-line próprio, submetidas através do site da Ciência Viva.

A adoção de comportamentos protetores da saúde, de prevenção da doença e os autocuidados pressupõem uma correta assimilação da informação médica pelos cidadãos, através de um diálogo claro e participado. Segundo a Organização Mundial da Saúde, literacia em saúde são «competências cognitivas e sociais e a capacidade dos indivíduos para ganharem acesso a compreenderem e a usarem informação de formas que promovam e mantenham boa saúde».

Para saber mais, consulte:

Instituto Ricardo Jorge > Notícias