CHTMAD: Gabinete de Enfermagem do Centro Oncológico com aumento da atividade assistencial

21/02/2019

O gabinete de enfermagem da Consulta Externa do Centro Oncológico (CO) do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) registou, no mês de janeiro, e comparativamente ao período homólogo do ano anterior, um aumento significativo da sua atividade assistencial.

Verificou-se, neste período, o aumento dos indicadores de produtividade na área da enfermagem, com um acréscimo de 224 doentes (1039 em 2018 e 1263 no ano corrente).

O aumento nesta área reflete o investimento diário que estes profissionais colocam nos cuidados de saúde que prestam, reiterando-se que esta evolução positiva tem apenas como foco o doente e a rápida resposta aos cuidados que necessitam.

Este gabinete presta assistência a doentes de diferentes especialidades: Oncologia Médica, Hematologia/Hemato-oncologia, Pneumologia-Oncologia e Cirurgia-Oncologia.

Em 2018, vários foram os procedimentos efetuados pelo gabinete de enfermagem da Consulta Externa do CO, destacando-se: as colheitas de sangue (10.800); a manutenção de cateteres venosos totalmente implantados (1.060); a administração de terapêutica via intravenosa (340); as flebotomias terapêuticas (256); o apoio à realização de mielogramas e biópsias ósseas (245); a execução de pensos (129) e sessões de aerossóis (40).

A consulta externa do CO do CHTMAD atendeu, em janeiro deste ano, uma média de 57 doentes por dia.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro – http://chtmad.com/