Comunicado DGS: Euro Health Consumer Index (EHCI) 2018

Euro Health Consumer Index (EHCI) 2018

Comunicado da Diretora-Geral da Saúde sobre a classificação de Portugal no Euro Health Consumer Index (EHCI) 2018 agora publicado.

Portugal melhora desempenho e ocupa 13.º lugar em ranking europeu.

De acordo com o Euro Health Consumer Index (EHCI) 2018, Portugal está classificado em 13.º lugar (em 35 países), imediatamente a seguir à Alemanha. Esta classificação, também já alcançada em 2014, é a melhor de Portugal desde o início desde índice, em 2006.

Este índice anual faz uma avaliação dos sistemas de saúde de 35 países europeus, do ponto de vista do consumidor. Portugal, através da Direção-Geral da Saúde, tem contribuído para este estudo da responsabilidade da Health Consumer Powerhouse.

Portugal continua a subir de forma constante no EHCI, atingindo, em 2018, 754 pontos, 31 pontos atrás da Alemanha e 23 pontos à frente da República Checa.

Os EHCI de 2018 e de 2017 recompensam a excelência clínica real mais do que as edições anteriores, uma vez que os critérios foram ainda mais apertados, demonstrando que a classificação de Portugal tem um mérito acrescido. Os cuidados de saúde europeus estão a melhorar de forma constante: a mortalidade infantil e as taxas de sobrevivência por doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e cancro estão todas a avançar na direção certa. A escolha e o envolvimento do doente nos cuidados e nas decisões estão a ganhar relevância.

Portugal consegue atingir os melhores valores nos critérios de resultados da Qualidade em Saúde e na Acessibilidade.

Para saber mais, consulte:

One comment on “Comunicado DGS: Euro Health Consumer Index (EHCI) 2018”

Comments are closed.