Dia Internacional da Mulher a 8 março visa lembrar tanto as conquistas como as discriminações

04/03/2019

Sexta-feira, 8 de março, é Dia Internacional da Mulher. «Pense com igualdade, construa de maneira inteligente e inove para que haja mudança» (Think equal, build smart, innovate for change) é o tema que a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu para comemorar a data, em 2019.

O tema das comemorações centra-se em formas inovadoras de promoção da igualdade de género e o empoderamento das mulheres, em particular nos domínios dos sistemas de protecção social, do acesso aos serviços públicos e de infraestruturas sustentáveis.

A data comemorativa, celebrada anualmente a 8 de março, tem origem nas manifestações femininas por melhores condições de trabalho e direito de voto, no início do século XX, na Europa e nos Estados Unidos.

A data foi adotada pela ONU, em 1975, para lembrar tanto as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, como as discriminações e as violências a que muitas mulheres ainda estão sujeitas em todo o mundo.

Para saber mais, consulte:

Organização das Nações Unidas – Dia Internacional da Mulher – em árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo.

O Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil (IPO Coimbra) celebra, a 8 de março, o Dia Internacional da Mulher,  com uma sessão aberta ao público, a decorrer pelas 14h30,  no seu auditório.

Trata-se de uma iniciativa da responsabilidade da equipa do Serviço de Cirurgia do IPO de Coimbra e destina-se aos doentes, familiares, cuidadores, profissionais de saúde e a todos os cidadãos que queiram participar.

Para saber mais, consulte:

IPO Coimbra  –  https://ipocoimbra.com/