PNAEQ: Reunião de participantes em Anatomia Patológica – INSA

imagem do post do PNAEQ: Reunião de participantes em Anatomia Patológica

04-03-2019

O Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade (PNAEQ), coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia, promove, dia 3 de abril, nas suas instalações em Lisboa, uma reunião com os laboratórios participantes no Programa de Anatomia Patológica. A iniciativa tem como principal objetivo discutir os resultados dos laboratórios participantes nos últimos três anos dos programas de Histopatologia e Citologia.

Destinado a todos os laboratórios de anatomia patológica participantes no PNAEQ, o encontro contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais. A participação no evento é gratuita, mas carece de inscrição através do preenchimento do seguinte formulário. Para mais informações, consultar o programa da reunião.

Coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, o PNAEQdisponibiliza atualmente 259 programas de avaliação externa de qualidade laboratorial nas áreas clínica, POCT (point of care test), genética, anatomia patológica, ecotoxicologia, microbiologias do ar, águas, alimentos e areias. A participação nestes programas, que é voluntária e confidencial, permite aos laboratórios, públicos e privados, através da comparação dos seus resultados, monitorizar e implementar a melhoria da qualidade analítica.

Com cerca de 300 participantes nos programas disponibilizados, o PNAEQ mantém consórcios e protocolos com entidades congéneres internacionais, além de contar com a colaboração de peritos nacionais e internacionais para a avaliação de resultados e a emissão de pareceres técnicos, bem como para a organização de estudos piloto e seleção de amostras controlo, incluindo casos de estudo com história clínica de interesse. A análise e divulgação pelo PNAEQ dos resultados globais do desempenho a nível nacional, têm sensibilizado para a mais-valia da participação nestes programas.

Criado em 1978, o PNAEQ promove, organiza e coordena, de forma independente, programas de avaliação externa da qualidade laboratorial. Os Programas de Avaliação Externa da Qualidade são uma ferramenta crucial que beneficia os laboratórios participantes, através da identificação e avaliação das capacidades dos laboratórios, orientando-os nas ações corretivas e melhorias, assim como através da formação contínua do pessoal do laboratório nos métodos de diagnóstico padrão de forma a contribuir para o aumento da perceção dos sucessos e mudanças na prática do laboratório.