CHBM | Investimento de 900 mil euros em obras no Hospital do Barreiro

07/03/2019

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) divulga que o Hospital Nossa Senhora do Rosário vai contar com obras para melhoria do isolamento das coberturas, num investimento de mais de 900 mil euros. O concurso público para a realização desta primeira empreitada vai ser lançado esta semana.

Esta é a primeira intervenção feita no âmbito do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), que tem como objetivo a reconversão dos sistemas de produção energética no Hospital Nossa Senhora do Rosário, reduzindo os consumos energéticos e as emissões de CO2, trazendo assim melhorias significativas às condições térmicas do edifício contribuindo para aumentar o conforto dos colaboradores e utentes da Instituição.

O POSEUR prevê fomentar a poupança de energia e a utilização racional de recursos, recorrendo a boas práticas de eficiência energética. Para além desta intervenção estão também previstas a colocação de painéis fotovoltaicos e painéis solares térmicos, a substituição de iluminação do tipo LED, a instalação de um sistema de «gestão técnica centralizada», novos fan coils para climatização das enfermarias, substituição de chillersmais eficientes, substituição de Unidades de Tratamento de Ar e, ainda, substituição das caldeiras atuais por equipamentos mais eficientes.

O CHBM prevê que o investimento com este programa venha a ter um impacto de redução nos consumos na ordem dos 45% de energia, num montante global de cerca de 310 mil euros /ano.

Para saber mais, consulte:

CHBM > Destaques